quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Selma Pontes e Mozart Bacelar não poderão ser candidatos nas eleições de 2012 .


Informações repassadas ao titular deste blog, é que as contas da ex-prefeita Selma já foram distribuídas nas comissões da Câmara de Vereadores e serão votadas ainda este ano.

São 03 prestações de contas com parecer desfavorável e nos cálculos do nosso informante a ex-gestora só teria 03 votos na câmara, que são: Moreno, Edy e Lenir, caso isso se confirme, Selma Pontes ficaria inelegível, Mozart Bacelar também não deverá disputar as eleições, pois não se filiou no prazo e consequentemente está inelegível.

Está rolando nos bastidores um acordo entre Elda Novaes e Dr. Iomar Salvador para as próximas eleições. Recentemente, os dois teriam conversado com intermediação de Paulo Novaes (esposo de Elda), e Dr. Iomar teria dito que dificilmente sairá candidato, mas que entre todos os pré-candidatos, ele toparia fazer dobradinha com a Elda que é, na avaliação da nossa fonte, a candidata.

Neste caso, teríamos os seguintes pré-candidatos na oposição: Candidato apoiado por Selma (deverá ficar inelegível com reprovação de suas contas); o candidato do Mozart Bacelar (inelegível também, pois não se filiou no prazo); Luís de França; Elda (Prefeita) Dr.Iomar (Vice).

Fonte: PIRAPEMAS.COM

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Professores de Pirapemas estão de greve!!!

Por Joacy Alemão
Os professores da rede municipal de ensino de Pirapemas estão, desde sexta-feira, em greve, em razão do gestor municipal Eliseu Moura até o momento não ter implantado o piso salarial nacional no setor educacional.

O Presidente e o secretário do Sindicato dos Professores da Rede Municipal, prof. Francisco e prof.Gilmar Sales, confirmaram que há anos, ou mais precisamente desde 2009 a classe de professores tenta um diálogo com o gestor municipal, mas o mesmo não respeita os direitos dos professores e não sinaliza nada em relação a questão da reivindicação dos professores

Deputado do governo pedirá ao MPF que investigue Ricardo Murad

Edilázio Júnior condenou a forma como Ricardo Murad vem fazendo as contratações para as UPAs. Ele denunciou que o processo seletivo no interior tem conotação política.

Edilázio Júnior (PV)

Edilázio Júnior (PV)

O deputado estadual Edilázio Júnior (PV), que é genro da desembargadora Nelma Sarney e de Ronald Sarney, irmão do senador José Sarney, anunciou hoje da tribuna da Assembleia Legislativa que pedirá oficialmente ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual que investiguem os procedimentos adotados pelo cunhado da governadora Roseana Sarney, o secretário de Saúde, Ricardo Murad, na contratação de servidores para a UPAs que foram ou que serão instaladas no Maranhão.

Sem se referir aos contratados na capital, Edilázio Júnior denunciou que o processo seletivo no interior tem conotação política, citando os casos da cidade de Timon.

O parlamentar do Partido Verde condenou a forma como Murad vem fazendo as contratações, deixando de adotar o processo seletivo para a escolha de técnicos gabaritados da área de saúde para as Unidades de Pronto Atendimento, Edilázio Júnior obteve o apoio de diversos deputados da base aliada, durante seu pronunciamento.

Secretário de Saúde, Ricardo Murad.

Secretário de Saúde, Ricardo Murad.

“O secretário de Saúde, pela forma como faz as contratações, fere cinco princípios básicos da Constituição Federal, que são da imparcialidade, legalidade, moralidade, eficiência e impessoalidade”, lembrou o parlamentar.

“É grave essa situação, até porque estão rasgando as duas Constituições, transgredindo as leis, é uma precarização exarcerbada, a continuação do vício na indicação política”, reagiu o deputado Bira do Pindaré, do PT, partidão que apóia a governadora Roseana Sarney.

Já o parlamentar Marcos Caldas, também da base governista, disse que pessoas com competência comprovada não estão sendo aproveitadas e outros sem a menor experiência estão sendo recrutados. ” O Maranhão é a terra do sem nunca, a terra do muro baixo”, afirmou Caldas, após elogiar o discurso de Edilázio Júnior.

Para o deputado André Fufuca, que também corroborou com o discursos do parlamentar do PV, a melhor maneira para a escolha seria através de concurso público.

Marcelo Tavares (PSB)

Marcelo Tavares (PSB)

O líder da oposição, Marcelo Tavares, aproveitou o momento para fazer uma grave denúncia. Disse que tomou conhecimento através de uma funcionária da Secretaria de Saúde de que o processo seletivo feito por Ricardo Murad para contratar os funcionários das UPAs de São Luís foi uma farsa.

Segundo Tavares, a Saúde alugou um apartamento no Hotel Praia Mar e alí recebeu 10 mil curriculuns de profissionais da área de saúde, mas já havia escolhido os nomes que seriam contratados, cerca de 200. E quando indagado o que faria com a montanha de documentos dos pretendes às vagas, mandou que fosse jogado no lixo, ou queimado.

O líder da oposição insinuou que os contratados na capital serão cabos eleitorais dos candidatos de Murad para vereador em São Luís.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dilma sanciona lei que cria Comissão da Verdade e lei de acesso à informação

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira (18), em cerimônia no Palácio Planalto, os projetos de lei que criam a Comissão Nacional da Verdade e a Lei de Acesso à Informação, que termina com o sigilo eterno de documentos públicos. Compareceram ao evento, além de ministros, parlamentares e militantes da área de direitos humanos.
Os temas das duas leis são caros à presidente, que, na juventude, militou contra a repressão da ditadura militar.
"Este 18 de novembro de 2011 é uma data histórica para o Brasil e o dia que comemoramos e iremos comemorar a transparência e celebrar a verdade. É grande o meu orgulho em sancionar as duas leis", disse a presidente. "Com a vigência das duas leis, o cidadão ganha mais perante o Estado: mais poder de controle de fiscalização, e o que reverter a um benefício para toda a sociedade e no fornecimento da cidadania”, complementou, para arrematar: "O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil".
.
A Lei de Acesso à Informação encerra a discussão sobre o sigilo eterno de documentos públicos e estabelece o prazo máximo de 50 anos para que as informações públicas classificadas como “ultrassecretas” continuem fora do acesso ao cidadãos.
Enviada ao Congresso em 2009, ainda no governo Lula, a proposta estabelece que os governos federal, estaduais e municipais passem a permitir o acesso a dados e documentos quando forem solicitados, inclusive aqueles produzidos durante a ditadura militar (1964-1985).
Comissão da Verdade
A Comissão da Verdade é o grupo governamental que tem como objetivo investigar as violações aos direitos humanos ocorridas entre 1964 e 1988. Aprovada no fim de outubro no Congresso Nacional, o projeto conseguiu voltar ao Executivo com texto semelhante ao enviado no ano passado.
Ela será composta por sete membros indicados pela própria presidenta - formato questionado pela oposição ao governo no Congresso. No entanto, as reivindicações não conseguiram apoio suficiente para imprimir alguma mudança no texto do projeto.
Ainda não há previsão oficial de quando as indicações serão feitas.
Ao serem nomeados, os integrantes do colegiado terão seis meses para organizar um plano de trabalho, e apenas após este período, ela deve começar as atividades, que deverão ser finalizadas em um período de dois anos, quando o grupo divulgará um relatório listando as violações encontradas.


Com Informações da Uol

População consegue na justiça a interdição do matadouro de Cantanhede

Por Dimas Santos*

Em péssimo estado de conservação, isto aí é o Matadouro de Cantanhede-MA
A população de Cantanhede, organizada pelas redes e fóruns de cidadania do Estado do Maranhão, mostrou mais uma vez que povo organizado luta e vence. Vários passos foram necessários para conquista desta vitória do povo:
1. Visitas pelas redes e fóruns de cidadania a casas ao redor do matadouro, bairros e povoados do município.
2. Levantamento das consequências que o matadouro em péssimas condições traz para a saúde da população.
3. Passeata pelas ruas do município, com gritos de ordem e faixas que denunciam a situação do matadouro.
4. Apresentação de imagens do matadouro em ruas da cidade, que têm maior fluxo de pessoas.
5. Realização de audiência pública envolvendo a população, organizada pelas redes fóruns de cidadania do Estado do Maranhão.
6. Coleta de depoimentos de pessoas que são prejudicadas pelo matadouro.
7. Entrega de representação ao Ministério Público, com manifestação em frente ao fórum.
8. Cobrança constante do andamento do processo, resultando em uma ação civil pública contra o município de Cantanhede.
9. Inspeção do Ministério Público, vigilância sanitária estadual e conselho regional de medicina veterinária. Todos com parecer favorável à interdição do matadouro de Cantanhede, por apresentar péssimas condições de uso.
10. Abertura de ação judicial contra o município de Cantanhede, com a decisão de fechamento do matadouro público de Cantanhede.
Como pode ser constatado, povo organizado luta e vence. Essa não é uma conquista apenas das redes e fóruns de cidadania, é acima de tudo uma vitória da população de Cantanhede. Enquanto houver injustiça, as redes e fóruns de cidadania estarão ao lado do povo. Parabéns ao povo organizado.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Comprovada retaliação após acordo de que nenhum militar seria punido...

Começou, sim, a retaliação aos que pariticiparam direta ou indiretamente da curta greve dos policiais militares e dos membros do Corpo de Bombeiros, na terça-feira passada, dia 8. É só o começo.

O blog antecipou que haveria uma quebra de acordo entre o Governo do Estado e os líderes do movimento, que, na verdade, não chegou nem a ser uma greve. Os militares mostraram, no recuo, sensatez e que a manifestação não era política e muito menos radicais.

Abaixo, o blog publica a portaria em que o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Sousa Paiva exonera os comandantes do 2° Grupamento e do Grupamento de Emergência Médica. Eles não participaram do movimento, mas foram punidos porque as viatura do CB estavam na porta da Assembleia Legislativa. Veja: