sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Dr.Iomar visita ministro Lobão em Brasília

Política
Dr.Iomar e o Ministro Lobão
O ministro das Minas e Energias, Edson Lobão recebeu em seu gabinete, em Brasília, no início deste mês, o prefeito reeleito de Cantanhede, Zé Martinho e o prefeito eleito de Pirapemas, Iomar Salvador.

A visita de cortesia ao ministro serviu para estreitar os laços políticos e administrativos entre o ministro Lobão e os dois municípios que estão próximos aos grandes investimentos do ministério no Maranhão, como a refinaria de Bacabeira e os investimentos em gás natural na região de Lima Campos.

Estando prestes a assumir seu primeiro mandato, Dr.Iomar vem mostrando ser conhecedor dos caminhos e dos meandros burocráticos nos órgãos federais. 

Dr.Iomar sabe que para uma boa gestão é necessário conhecer as fontes de recursos e o que deve ser feito para que estes investimentos cheguem até o município.
 
PIRAPEMAS.COM

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Governo estadual distribuirá sementes de arroz e milho



sementes
Para aumentar a produção e a qualidade do arroz e do milho produzido pelos agricultores familiares maranhenses, 1.505 toneladas de sementes selecionadas serão distribuídas pelo governo do Estado para a safra 2012/2013. As sementes de arroz e milho, que foram adquiridas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), preveem uma produção dequase 100 mil toneladas degrãos.
A doação das sementes inicia na próxima terça-feira (18), em Imperatriz, com a entrega simbólica dos insumos que será feita pelos secretários estaduais Cláudio Azevedo (Sagrima), Luís Fernando Silva (Casa Civil), Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano) e Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar).
Na regional de Imperatriz serão distribuídos 18 toneladas de sementes de arroz e 52 toneladas de milho para os municípios de Amarante, Buritirana, Campestre, Davinópolis, Estreito, Governador Edson Lobão, Governador Ribamar Fiquene, Imperatriz, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, São João do Paraíso e Senador La Roque. Imperatriz receberá a maior quantidade de sementes da região, sendo 4toneladas de arroz e 14 toneladas de milho.
Cláudio Azevedo informou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) já iniciou esta semana a coleta das amostras das sementes para comprovar o teor de germinação e pureza dos insumos. “As sementes adquiridas pela Sagrima já possuem o boletim de análise do Ministério, bem como o termo de conformidade do fornecedor. Mesmo assim, solicitamos a análise do MAPA, que vai comprovar a qualidade das sementes adquiridas”, explicou o secretário.
A distribuição das sementes será feita pelos 19 escritórios regionais da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), prefeituras municipais e sindicatos rurais.
Com a entrega dos insumos, a Sagrima estima uma área de plantio de 60.125 hectares. O plantio de arroz e milhono Maranhão inicia no mês de dezembro, pela região Sul. A colheita do arroz é feita num prazo de 100 a 110 dias após o plantio,e a do milho após 120 dias do plantio.
Além das sementes de arroz e milho, a Sagrima irá distribuir 766 quilos de sementes de hortaliças que beneficiarão 2.440 agricultores familiares.
Viva Sementes - O Programa Viva Sementes beneficiará cerca de 92 mil agricultores familiares de todas as regiões do Maranhão, incluindo áreas quilombolas, indígenas e assentamentos rurais, que não possuem recursos para adquirir sementes de qualidade e geralmente utilizam grãos de safras anteriores, que apresentam baixa germinação.
Também estão previstas entregas simbólicas das sementes aos agricultores familiares em Zé Doca (20/12), Itapecuru-Mirim(21/12), Timon (22/12), São Luís (27/12), Viana e Pinheiro (03/01).

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Divulgado resultado do concurso para a Segurança Pública do Maranhão



O concurso público para preenchimento de vagas na Polícia Militar, Civil e Corpo de Bombeiros do Estado Maranhão teve seu resultado antecipado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que anunciou, em seu site oficial, o resultado preliminar das provas objetivas.
O resultado pode ser acessado a partir do link da FGV, clicando aqui. A consulta também pode ser feita através de CPF.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Prefeito Miltinho Aragão acaba de anunciar os nomes que irão compor o seu secretariado.

O Prefeito Eleito Miltinho Aragão (PSB) acaba de anunciar por meio da Rádio Natureza FM os nomes que irão compor o secretariado de seu governo municipal.


Por Jonatas Carlos

O prefeito Miltnho Aragão (PSB) após muita expectativa anuciou agora pouco num Programa da Rádio Natureza FM sob o comando do radialista Raimundinho da Voz, os nomes que irão compor o primeiro escalão de seu Governo Municipal. No inicio da coletiva , Miltinho destacou que a participação popular foi fundamental para que ele chegasse à composição do secretariado e que apenas estar sendo anunciado o primeiro escalão e que logo serão chamados novos nomes para compor os demais cargos das equipes de cada secretaria que serão tão importantes quantos aos secretários.

Assim ficou formado o secretariado do novo governo municipal a partir de 1º janeiro próximo:

Secretaria da Administração, Finanças e Planejamento

Secretario: Marco Antonio Castro

Tec. em Contabilidade e Administrador de Empresa

Secretário Adjunto: Cássio Boueres

Micro - empresário



Secretaria de Saúde

Secretária: Alayna de Araújo Rocha Souza

É Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí, Especialista em Saúde Pública, Saúde da Família, Professora Universitária e Enfermeira do Pré-Hospitalar do SAMU São Luis.

Secretário Adjunto: Manoel Sebastião Sousa

É Graduado em Administração Pela Universidade Estadual do Maranhão



Secretaria de Educação

Secretária: Telma da Silva Vieira

Professora da Rede Pública de Ensino formada em Pedagogia e Graduada pela Universidade Estadual do Maranhão, Pós Graduada em Orientação e Supervisão Escolar pelo CETEP de Bacabal.

Secretária Adjunta: Lucélia Martins da Costa

É licenciada em História pela Universidade Estadual do Maranhão e Pós-Graduada em História pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada, Professora da Rede Municipal de Ensino.



Secretaria da Cultura, Turismo e Juventude

Secretário: Cícero de Franca Mendes

Músico OMB 997/96, Produtor Musical, Compositor e Circense

Secretário Adjunto: Altemir Miranda

Assessor de Formação da Pastoral da Juventude Diocese de Coroatá



Secretaria de Infra-Estrutura

Secretário: Rogério Sousa Garcia (vice-prefeito)

Secretário Adjunto: Arnoldo Brandão

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Maranhão



Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda

Secretária: Lucineth Cordeiro Machado

Ex-presidente e atual Assessora da Cáritas Brasileira Regional Maranhão e Bacharela em Direito

Secretário Adjunto: Cleyton Ferreira Lima

Ex-conselheiro Tutelar, Assistente Social e Especialista em Políticas Públicas e Intervenção Social.



Secretaria de Esporte e Lazer

Secretário: Alexsandro Mauro Pinheiro Frazão (Mauro do São Benedito)

Vereador Eleito com 317 votos pelo PHS, Graduado em Ciências Contábeis.

Secretário Adjunto: Jose Moisés Abusales Filho (Zequinha)

Desportista, Um dos mais brilhantes atletas de futebol do município de São Mateus.



Secretaria da Agricultura e Pesca

Secretário: Cloves Bernardis

Agricultor (maior produtor de grãos do município de São Mateus)

Secretário Adjunto: Antonio Miranda

Agricultor e ex-secretário de Agricultura do Município de São Mateus (2000-2004).



Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais

Secretário: Gilvan Moreno da Luz

Vereador Eleito em São Mateus - MA com 429 votos pelo PSB, Ex-Diretor Administrativo da Secretaria das Cidades do Distrito Federal e Assessor Parlamentar da Câmara Distrital de Brasília.

Secretária Adjunta: Andrearuth de Sousa Lima

É Bióloga graduada pela Universidade Estadual do Maranhão, Especialista em Biologia e Meio Ambiente e Professora da Rede Pública de Ensino Estadual e Municipal.



Secretaria da Mulher

Secretária: Miurian Costa Aragão

Designer Formada pela Universidade CEUMA e Primeira Dama do Município

Secretária Adjunta: Edjacy Fonseca Silva

Graduanda em Assistente Social



Guarda Municipal

Comandante: Gilvan Martins Alcântara

3° Sargento PM/MA



Diretor do IPM

Juvenil Gonçalves da Costa

É Tec. em Contabilidade, escritor, poeta, poliglota com especialização em linguística pela Universidade Federal do Maranhão.



Presidência da Câmara

Presidente: Vereador Irapoã dos Santos Bradão (PCdoB) 629 votos

Vice-presidente: Antonio Bernardino Chaves (PPS) 545 votos

1º secretário: Adailton (PHS)

2º secretário: Jair Marques (PCdoB)


O suplente de vereador Junior Lucena (PSB) assumirá uma vaga na Câmara de Vereadores pelo fato do vereador Gilvan assumir a Secretaria de Meio Ambiente, já o suplente de vereador Antonio Dandô (PDT) assume uma vaga pelo fato do vereador Alexsandro Mauro (PHS) assumir a Secretaria de Esporte.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Mais de 160 mil pescadores maranhenses poderão ter acesso a créditos do Plano Safra da Pesca e Aquicultura

Central de Notícias
Os cerca de 168 mil pescadores cadastrados no Maranhão poderão ter acesso aos créditos disponibilizados pelo Plano Safra da Pesca e Aquicultura, lançado nesta sexta-feira, 14, no auditório da Assembleia Legislativa do Maranhão pelo presidente da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura, deputado Cleber Verde (PRB-MA).

O evento reuniu centenas de pescadores profissionais e artesanais, presidentes de Associações e de Colônias de Pescadores de quase todas as regiões do Estado e contou com a participação do deputado estadual Marcos Caldas, dos deputados federais Carlos Brandão (PSDB), Pinto da Itamaraty (PSDB), Ribamar Alves (PSB), Cleber Verde (PRB), do Secretário Estadual da Pesca, Dayvison Franklin, do Superintendente da Pesca no Maranhão Júnior Verde e, além do Superintendente Regional do BNB, Luis Sergio e do Superintendente Estadual do BNB, Elton Mendes.
O Miinistro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, foi representado na solecidade pelo Superintendente da Pesca no Maranhão, Júnior Verde.

O Plano Safra da Pesca e Aquicultura, destina R$4,1 bilhão, que serão disponibilizados pelo Banco do Nordeste – BNB, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar-PRONAF. Segundo o deputado Cleber Verde, o grande desafio agora é desburocratizar o acesso ao crédito para que os recursos possam chegar com mais facilidade aos pescadores. Para isso, uma das medidas defendidas por ele é o fim da exigência de Licença Ambiental para projetos que atinjam até 5 hectares. Atualmente a isenção da Licença Ambiental é apenas para projetos de até 2 hectares. “Já não é mais necessário a comprovação de bens como garantia para contrair o empréstimo e isso já é um avanço”, destaca o parlamentar.

Cleber Verde destacou também a decisão da governadora Roseana Sarney de transformar de extraordinária para ordinária a Secretaria Estadual da Pesca.”Isso significa que o Estado está oferecendo todas as condições para que este Plano Safra seja de fato consolidado no Maranhão e beneficie aquele que é o mais importante que é o pescador que está aí querendo produzir e gerar emprego e renda”, acrescenta.
O Secretario Estadual da Pesca, Dayvison Franklin de Sousa, presente ao evento, disse que o governo do Maranhão vai garantir aos pescadores as condições técnicas para que possam fazer os projetos e qualificação profissional para que desenvolvam suas atividades com melhor qualidade. “Vamos disponibilizar técnicos para que possam orientar sobre qual documentação deve ser apresentada ao banco e como ter acesso ao crédito”. Destacou.

A transformação de extraordinária para ordinária da Secretaria Estadual da Pesca, foi publicada no Diário Oficial do Estado, está semana.

Inscrições para 20 mil vagas no Ensino Médio da rede pública

Central de Notícias
Os alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental podem se inscrever a partir desta segunda-feira (17) para uma das vagas oferecidas para o primeiro ano do ensino médio regular ou Educação de Jovens e Adultos. As inscrições devem ser feitas pelo endereço eletrônico www.educacao.ma.gov.br/matrícula2013 e são gratuitas.
O Governo do Estado está disponibilizando mais de 20 mil vagas no primeiro ano do Ensino Médio à comunidade escolar de São Luís para o ano letivo de 2013. A matrícula deve ser feita por processo on line e acompanhada pelo Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (Siaep).
Em todas as escolas onde o número de alunos superar o de vagas ofertadas, os estudantes participarão do processo classificatório que acontecerá no dia 20 de janeiro de 2013. Os testes, com 40 questões (20 de Matemática e 20 de Português), serão aplicados a partir das 13h, em locais a serem definidos pela Seduc.
No site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br/matrícula2013) os interessados poderão baixar o edital do processo classificatório e obter mais informações.
Por meio do Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (Siaep), desenvolvido pela Seduc, as matrículas para o ano letivo de 2013 nas escolas da rede estadual estão informatizadas. Os alunos devem procurar as escolas (exceto 1ª série do ensino médio) no período estabelecido pela Seduc e realizar a matrícula junto à diretoria. Todo o processo pode ser acompanhado através do site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br/matrícula2013).
 

Oito municípios do Maranhão terão novos presídios em 2013

1.612 vagas no sistema penitenciário do Maranhão devem ser criadas em 2013. A informação é da Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap).
Ao todo, R$ 21 milhões em recursos deverão ser aplicados para a construção de três estabelecimentos prisionais nos municípios de Santa Inês (com 386 vagas), Pinheiro (312) eBacabal (140), totalizando 838 vagas. Os recursos são provenientes de convênios entre o governo do Estado e o governo federal.
Por meio do BNDES, a Sejap garantiu recursos de R$ 52 milhões para a construção de novas unidades e aparelhamento em geral.  Serão seis novos estabelecimentos nas cidades de Pinheiro, Balsas, Viana, Codó, Timon e São Luís, todos com 129 vagas, totalizando a abertura de 774 vagas em todo o Maranhão. Com isso, a meta de 1.612 vagas para o próximo ano será atingida.
 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Cassação de Roseana: As ligações perigosas de Sarney e Gurgel

Gurgel engavetou o processo de
cassação da filha de Sarney

Há quatro meses o Procurador Geral da República, Roberto Gurgel, avocou para si a relatoria do processo de cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB), por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2010, e nunca mais devolveu para ser julgado pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral.

O processo em que o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB) pede a cassação do diploma da governadora já estar finalizado, aguardando apenas o parecer final do Ministério Público para ir a julgamento no plenário do TSE.

De todos os 11 processos de cassação de mandato de governadores que correm no Tribunal Superior Eleitoral, apenas o RCED 809, (Recurso contra Expedição de Diploma) de Roseana Sarney, foi encaminhado a Roberto Gurgel. Todos os outros, eram encaminhados para a sub-procuradora Geral Eleitoral, Sandra Cureau, que emitia parecer numa média de 02 meses. E os pareceres de Cureau, em processos contra governadores, haviam sido todos pela cassação.

Roseana se mantém no cargo por
conta do engavetamento
No processo movido contra Roseana Sarney, a sub-procuradora Geral, Sandra Cureau, já havia se manifestado anteriormente. Logo, havia o que se chama no jargão jurídico de prevenção, pois em todos os atos posteriores caberia a ela, Sandra Cureau, se manifestar. Quando o RCED 809 chegou à Procuradoria Geral Eleitoral em 10 de agosto, foram encaminhados diretamente para Sandra Cureau, que deveria dá o parecer final no processo de cassação.

No entanto, no mesmo dia 10 de agosto, tão logo o processo desembarcou na Procuradoria Geral Eleitoral e foi enviado à Sandra Cureau, que era a procuradora preventa, Roberto Gurgel fez aquilo que não havia feito em nenhum outro processo de cassação de mandato de governador: requisitou imediatamente que o caso fosse encaminhado a ele mesmo, retirando-o de Sandra Cureau. Assim foi feito.

O ministro relator do processo era Arnaldo Versianni, que saiu do TSE em 14 de novembro com o fim de seu mandato, sem julgar o caso em função do retardamento do procurador Roberto Gurgel. No entanto, Gurgel jamais deu o parecer final, retendo o processo no seu gabinete.

Como o recesso do TSE começa dia 20 de dezembro, semana que vem, e só volta no dia 01 de fevereiro, Gurgel terá completado 06 meses com o processo sem dá qualquer andamento.

Mas as ligações perigosas de Roberto Gurgel e Roseana Sarney não se limitam apenas a este caso, e beiram as margens do ilícito.

Ao assumir o governo do Maranhão em 2009, após obter no Tribunal Superior Eleitoral a cassação do governador eleito Jackson Lago, Roseana Sarney resolveu compensar o advogado Marcos Lobo, advogado do PMDB, que havia assinado o processo de cassação contra Jackson. Ele foi nomeado procurador-geral do Estado, o cargo jurídico mais importante no Poder Executivo estadual.

Antes de ser nomeado procurador-geral do Estado, Marcos Lobo, então advogado do município de Balsas, cujo prefeito era Francisco Coelho, moveu uma ação judicial contra o Estado do Maranhão cobrando uma diferença de ICMS.
Marco Lobo: transação
milionária com ICMS

Já no exercício do cargo de procurador-geral do Estado, Marcos Lobo teria viabilizado para que fosse feito um acordo no valor de R$ 30.000.000,00(trinta milhões de reais), que o Estado pagaria de diferença de ICMS ao município de Balsas, dos quais caberiam cerca de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais) para o mesmo Marcos Lobo, como honorários advocatícios de 20% sobre o valor do acordo, pelo fato se ter atuado como advogado do município de Balsas anteriormente.

Realmente, o acordo foi realizado no valor de R$ 30.000.000,00, mas Marcos Lobo, como procurador-geral, não o assinou. Assinaram o acordo a Governadora Roseana Sarney, o procurador-geral adjunto, Rui Almada Lima, e o prefeito de Balsas, Chico Coelho.

Chegaram a ser sacado dos cofres do Estado o valor de R$ 8.000.000,00(oito milhões de reais), nos dias 24/05/2010 (R$ 3.700.000,00), 02/06/2010 (R$1.300.000,00) e 16/16.2010 (R$ 3.000.000,00), cujos pagamentos, segundos dados do SIAFEM, foram feitos “com prioridade”, através das ordens bancárias 00732, 00973 e 01061.

O ex-deputado Aderson Lago, quando tomou conhecimento, ingressou com uma representação criminal no Superior Tribunal de Justiça ( Processo nº 0089033-63-2010.3.00.0000), - tribunal que julga crimes de governadores, acusando a governadora Roseana Sarney, Rui Almada Lima, Marcos Lobo e Chico Coelho de cometerem crime de peculato, ou seja, de se apropriar de dinheiro público em proveito próprio, através do acordo fraudulento

Afirma Aderson Lago, na representação criminal encaminhada ao STJ, que o acordo já havia sido indeferido por outro procurador do Estado que atuara no caso, que entendeu que era lesivo aos cofres do Estado, mas que, durante o período de férias do referido procurador, Rui Almada Lima e Marcos Lobo aproveitaram e simularam o acordo milionário, dos quais um dos beneficiários seria Marcos Lobo com cerca de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais), a título de honorários, contando para isso com a chancela de Roseana Sarney.

Sustenta Aderson Lago que “para garantir o cumprimento do acordo, a primeira representada (Roseana Sarney), teve que abrir um crédito suplementar no valor de R$ 12 milhões, o que se fez através do Decreto n° 26.100, publicado no Diário Oficial de 10.12.2009”, mas que na verdade o Decreto nº 26.100, que abriu o crédito suplementar, na verdade era aberto para cumprir acordo judicial com a Polícia Militar de Balsas, enquanto que, na verdade, os beneficiários do acordo eram o Município de Balsas, e seu ex-advogado, Marcos Lobo, já procurador-geral do Estado.

Assim que chegou ao Superior Tribunal de Justiça, em 08 de junho de 2010, a representação criminal foi encaminhada ao ministro Ari Pargendler que, no dia 10 de junho de 2010, diante da gravidade da acusação, solicitou parecer ao Procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

No mesmo dia 10 de junho de 2010, há exatos dois anos e meio, o processo contendo gravíssimas acusações à governadora Roseana SARNEY, foi encaminhado ao gabinete de Gurgel que até hoje não deu qualquer andamento ao caso, semelhante ao processo de cassação contra Roseana Sarney.

Os casos chamam atenção, porque especialmente os que envolvem a família Sarney são encaminhados ao Procurador-geral da República, que, de forma misteriosa ou, nem tão misteriosa assim, ficam numa gaveta.

Chama mais atenção ainda a postura do Procurador que pediu prisão imediata para José Dirceu, José Genuíno, João Paulo Cunha, condenados pelo Supremo no caso mensalão, e diante de uma gravíssima acusação de crime de peculato de Roseana Sarney, permanece no mais absoluto silêncio.

Juristas ouvidos pela reportagem afirmaram que a conduta do Procurador-geral da República poderá caracterizar, em tese, crime de responsabilidade e/ou prevaricação, em função do retardamento de uma obrigação legal em dar andamento aos casos sob sua responsabilidade.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Pirapemas faz aniversário na UTI.




Pirapemas faz hoje 60 anos de fundação. A cidade, na passagem do seu 60º ano, não tem nada para comemorar. Nunca teve sorte com seus administradores. A maioria entrou na pindaíba e saiu rica.
Pirapemas, a exemplo dos últimos anos, amanheceu na UTI, quase morta, respirando com a ajuda dos pulmões de sua gente ordeira, hospitaleira, mas há muito indignada.
A cidade resiste ao tempo com a esperança de que ainda terá dias melhores pela frente. E sabe Deus quando. Até aqui, só pobreza, miséria distribuídas entre  muitos e riqueza nos bolsos de bem poucos.
Hoje, 11 de dezembro, uma data que não passará em branco nas mentes dos que ali nasceram. Hoje, desde a manhã cedo, até o final do dia, uma data que jamais será esquecida motivada pelos sentimentos de tristeza e decepção.
Dia 11 de dezembro, em Pirapemas nem mesmo a bandeira da cidade foi hasteada na porta da prefeitura. Nem um movimento mais alegre ou festivo na praças, ruas e avenidas. Exceto dos pássaros buscando contagiar o ambiente de alegria.
Em Pirapemas, neste momento, às 16h40, não existe nenhum médico para atender ninguém. Os posto de saúde não funcionam mais. A escolas desceram ladeiram abaixo e os alunos ficaram sem rumo e direção.
O lixo invade a cidade, os baratas e ratos caminham nas   casas e logradouros públicos. As ratazanas saíram da cidade para comer caviar em lugares mais prazerosos.
Hoje, 11 de dezembro, data oportuna para o povo de Pirapemas refletir, mergulhar fundo dentro da sua realidade,  e dizer BASTA!

Por Luís Cardoso

domingo, 9 de dezembro de 2012

EM PIRAPEMAS CONTE COM POSTO PIRAPEMENSE!


Vendas de combustíveis de qualidade e serviço em geral LAVA JATO, TROCA DE ÓLEO e BORRACHARIA.
Contamos ainda com RESTAURANTE, LANCHONETE e POUSADA apartamentos com AR, TV, INTERNET. Temos estacionamento e VIGIA.


Curta a Pagina do Posto na Internet: 










AVENIDA VITORINO FREIRE Nº369
TEL: (98) 3466-1027
Email:postopirapemense@bol.com.br




Posto, Pousada e Churrascaria Pirapemense, tudo que você precisa para uma ótima estadia na cidade de Pirapemas - MA.
FAÇA SUA RESERVA!!!




Motorista invade ponto de ônibus, mata três e fere dois em São Luís


Um motorista de 24 anos invadiu um ponto de ônibus e atingiu cinco pessoas em frente ao Centro de Produção Artesanal do Maranhão (Ceprama), na manhã deste domingo (9), em São Luís. Duas mulheres morreram na hora e um jovem faleceu à espera de socorro no local. O rapaz, de 25 anos, e uma das mulheres, de 37, já foram identificados.
Outras duas mulheres foram levadas ao Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão I, em estado grave. Segundo informações da Polícia Militar, o motorista não estava embriagado e disse que perdeu o controle do veículo ao tentar desviar de um buraco na pista.
Revoltados, populares teriam tentado linchar o condutor, mas foram impedidos por um amigo do rapaz, que passava pelo local. Segundo testemunhas, o jovem entrou em desespero quando viu as vítimas no chão e percebeu a gravidade do acidente.
O motorista sofreu algumas lesões pelo corpo e também foi levado para o Socorrão I. Após receber atendimento, ele foi encaminhado para o Plantão Central da Refesa, onde foi autuado em flagrante. Por não ter prestado socorro às vítimas, o condutor deve ter um aumento no valor da fiança e na pena.
Ainda, uma criança de aproximadamente 10 anos viu a mãe falecer e foi levada em choque para o hospital. A polícia informou também que um homem acabou preso após ser flagrado tentando roubar os pertences das vítimas.

Maranhão terá Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas


Núcleo é parte integrante da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres (Foto: Divulgação/Geraldo Furtado)
Núcleo é parte integrante da campanha 16 Dias de
Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
(Foto: Divulgação/Geraldo Furtado)
O Maranhão é o 16º estado a contar com um Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP-MA), instalado pelo Governo do Estado, por meio de duas secretarias, Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) e Mulher (Semu).
Um relatório preliminar divulgado este ano pelo Ministério da Justiça, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) mostra que entre 2005 e 2011, houve registro de 475 casos de tráfico de pessoas no Brasil. Desse total, 337 sofreram exploração sexual e 135 foram submetidas a trabalho escravo.
O lançamento do Núcleo, nesta sexta-feira (7), em São Luís, contou com a palestra da diretora do Departamento de Justiça da Secretaria Nacional de Justiça, Fernanda dos Anjos. Ela falou da importância do tema, que ganha visibilidade já que o crime ocorre em todo país. “Para oGoverno Federal, iniciativas como a do Maranhão se concretizam como passo importante na estratégia nacional de combate ao tráfico”.
Alguns órgãos compõem o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Maranhão, entre os quais, as secretarias de Segurança Pública (SSP), Juventude (Sejuv), Igualdade Racial (Seir), Trabalho e Economia Solidária (Setres) e a de Turismo (Setur); além do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Capitania dos Portos do Maranhão, Defensoria Pública do Estado (DPE), Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O Governo do Maranhão disponibiliza telefones para receber denúncias, de violência contra mulher e tráfico de pessoas, entre outras.

- Ouvidoria da Mulher: (98)3235-3415
- Ouvidoria da Sedihc: (98) 3198-5006
- Disque Denúncia: Capital (98) 3235-5800/ Interior: 0300 3135800
- Defensoria Pública do Estado: (98) 3221-6110/ 3231-0958

sábado, 8 de dezembro de 2012

Ferrovia norte-sul vai integrar o Maranhão ao resto do Brasil

São 892 km. A estrada de Ferro Carajás foi inaugurada em 1985, e liga Parauapebas (PA) ao principal porto da região, em São Luís. O sistema integrado, baseado em uma rede de telecomunicações por fibra ótica, permite o controle de toda a linha, que tem o maior trem do mundo: 330 vagões e mais de 3 km de extensão (veja na reportagem ao lado).
“Essa linha possui 56 pátios de cruzamento, onde a gente opera em ciclos de até 70 horas, considerando a saída do trem do porto, a carga do trem em Carajás, o retorno e a descarga no Porto do Itaqui”, detalhou Andreison Rocha, gerente de empilhamento.
Um ano depois da inauguração da ferrovia, o trem de passageiros passou a atender 23 municípios maranhenses e paraenses e hoje leva cerca de mil pessoas por viagem. Com tarifas até 50% mais baratas que as dos transportes rodoviários, no período da chuva é o único meio de deslocamento para algumas localidades.
No segundo trimestre de 2012 foram transportados mais de 29 milhões de toneladas de produtos pela Estrada de Ferro Carajás, 28 milhões só de minério de ferro. Só o ferro representa 40% da extração nacional de minério. De Carajás saem 10 milhões de toneladas por mês até o Porto do Itaqui.
“Em média, nós carregamos em torno de 10 trens por dia em Carajás, o que nos dá uma média de 31 lotes, e significa, em massa, até 10 milhões de toneladas transportadas por mês. Com os investimentos previstos, até 2016 teremos um aumento de mais de 100 milhões de toneladas na produção e expedição de Carajás”, contou Andreison Rocha.

80% das leis orgânicas no Maranhão estão desatualizadas

80% das leis orgânicas no Maranhão estão desatualizadas

O procurador-legislativo da Prefeitura Municipal de São Luís, Samuel Melo, chamou a atenção de todos os participantes do 1º Encontro dos Legisladores Municipais para a necessidade de uma ampla revisão nas leis orgânicas da maioria das cidades maranhenses. Segundo ele, a maioria esmagadora das cidades não possui leis atualizadas em relação às constituições estaduais e da Federação, que constantemente recebem emendas.

O presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, presidiu, ontem, a abertura do I Encontro dos Legisladores Municipais do Maranhão.

Melo explicou que o evento, sob o tema “A Missão das Câmaras Municipais na Democracia Brasileira”, terá prosseguimento com encontros regionais, em locais diversos, e com conteúdos temáticos mais densos e diferentes. Durante o encontro, o palestrante Samuel Melo, procurador-legislativo da Prefeitura de São Luís, chamou a atenção para a necessidade de uma ampla revisão nas leis orgânicas, que, segundo ele, estão desatualizadas, na sua maioria.

Arnaldo Melo destacou ainda os desafios que hoje se colocam diante dos novos legisladores e anunciou que a Assembleia Legislativa estuda a criação de um Núcleo de Assistência aos Legisladores Municipais do Maranhão, com a função institucional de promover a interlocução entre o Legislativo estadual e o universo das 217 Câmaras, e os 2.372 vereadores da próxima e das futuras legislaturas.

Leis desatualizadas – O procurador-legislativo da Prefeitura de São Luís, Samuel Melo, chamou a atenção de todos os participantes para a necessidade de uma ampla revisão nas leis orgânicas da maioria das cidades maranhenses. Segundo ele, a maioria esmagadora das cidades não possui leis atualizadas em relação às constituições estaduais e da Federação, que constantemente recebem emendas.

“Hoje, 80% das leis orgânicas não estão compatíveis com as demais leis superiores. Há municípios que falam sobre praias, quando eles nem praias possuem! Então lei orgânica é a constituição da cidade, a lei maior e precisa tratar dos problemas da cidade, porque ela é a vida da cidade. Algumas vezes um município perde recursos porque sua lei orgânica não está atualizada com as emendas constitucionais”, argumentou o procurador, que proferiu a última palestra no período da manhã do Encontro.

Um dos exemplos citados por Samuel Melo diz respeito à capital maranhense, que não possui uma lei específica atualizada sobre meio ambiente. “Hoje, em nível federal, trata-se de resíduos sólidos, quando anteriormente se chamava apenas lixo. Essa é apenas uma forma de mostrar o quanto é importante estar atualizado, para que se possa carrear recursos. Um município acaba se tornando inviável administrativamente se não estiver trabalhando ao lado dos estados e do governo federal”, afirmou.

Na parte mais específica da palestra, o procurador tratou da importância dos regimentos internos para o funcionamento dos legislativos e como a sociedade pode participar deste processo, como, por exemplo, participar de comissões que possam sugerir ou elaborar temas para projetos de leis. “Há câmaras que preveem isso e até acho importante que haja isso nos regimentos, como forma de melhorar o processo democrático”, disse.

Doze faculdades do Maranhão são reprovadas pelo MEC

Adicionar legenda
Segundo MEC, Instituto Florence é a pior IES de São Luís
Das 2.136 instituições de ensino superior no Brasil, 577 não fizeram a lição de casa e reprovaram no Índice Geral de Cursos, um dos indicadores de qualidade do ensino superior no país. Deste total, 12 faculdades maranhenses estão incluídas na lista.
O Instituto Florence, Faculdade Santa Terezinha, Faculdade São Luís (Estácio de Sá), Faculdade do Estado do Maranhão, Pitágoras de São Luís e mais sete instituições no interior do estado das obtiveram conceito 2, considerado insuficiente pelo Ministério da Educação.
Os indicadores de qualidade do ensino superior levam em conta o Índice Geral de Cursos (IGC), além do Conceito Preliminar de Curso (CPC). O cálculo do IGC inclui a média ponderada dos conceitos preliminares de curso e os conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que avaliam os programas de pós-graduação das instituições.
Na próxima semana, o MEC deve anunciar medidas para “punir” estas instituições. Uma das medidas possíveis é a proibição de estas faculdades realizarem novos vestibulares até que mostrem soluções para melhorar os índices de avaliação.
Confira as notas das IES que funcionam no Maranhão:
IES
Sigla IGC Contínuo (IGC faixa)
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO UFMA
2,96 (3)
UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO UNDB
2,51 (3)
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO IFMA
2,50 (3)
FACULDADE SANTA FÉ CESSF
2,35 (3)
FACULDADE DO MARANHÃO FACAM-MA
2,24 (3)
FACULDADE DE BALSAS UNIBALSAS
2,22 (3)
UNIVERSIDADE DO CEUMA – UNICEUMA UNICEUMA
2,18 (3)
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MÚLTIPLO IESM
2,16 (3)
FACULDADE ATENAS MARANHENSE FAMA
2,13 (3)
FACULDADE DO BAIXO PARNAÍBA FAP
2,10 (3)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO UEMA
2,08 (3)
INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DO MARANHÃO IESMA
2,07 (3)
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO SUL DO MARANHÃO IESMA
2,07 (3)
FACULDADE DE IMPERATRIZ FACIMP
1,92 (2)
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS FACSÃOLUÍS
1,92 (2)
FACULDADE SANTA TEREZINHA CEST
1,91 (2)
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO FAESF
1,85 (2)
FACULDADE ATENAS MARANHENSE DE IMPERATRIZ FAMA
1,84 (2)
FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA FEST
1,73 (2)
FACULDADE DO ESTADO DO MARANHÃO FACEM
1,71 (2)
FACULDADE PITÁGORAS DE SÃO LUIZ
1,61 (2)
INSTITUTO FLORENCE DE ENSINO SUPERIOR IFES
1,41 (2)
FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS FSJ
1,34 (2)
FACULDADE DO VALE DO ITAPECURÚ FAI
1,21 (2)
FACULDADE EVANGÉLICA DO MEIO NORTE FAEME
1,20 (2)

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Rebanhos morrem de fome e sede na pior seca dos últimos 30 anos no MA


O Maranhão enfrenta uma das piores secas dos últimos 30 anos. Os habitantes e produtores rurais das regiões Norte e Leste do Estado vivem um verdadeiro drama no esforço de salvar o rebanho que agoniza sem água e comida. Os vaqueiros vasculham a caatinga esturricada para salvar os animais que estão morrendo de fome e  sede.
Nas longas jornadas, seguem contando as mortes pelos caminhos da seca no sertão. "Morreu duas, nós estamos lutando com tres no cercado. A seca é muito grande e a gente caçando um meio de arrumar o que eles comerem e não encontra", lamentou o vaqueiro Raimundo Nonato Ribeiro Silva.
Já não chove a tanto tempo no Leste do Maranhão que os rios acabaram se tornando uma armadilha para os animais. O gado vai beber água e acaba ficando preso no lamaçal. "Essa aqui não tem mais jeito. Tá com os olhos inchados. A tendência é morrer", diagnosticou o vaqueiro Francisco Dário Pereira Pinto.
Os vaqueiros usam métodos primitivos para aliviar o sofrimento da criação e buscam as poucas sombras que restaram na vegetação seca. Muitas vezes, é preciso usar a "esperteza cabocla" para achar o rebanho perdido na caatinga.
O rebanho cambaleia de fraqueza em 64 municípios maranhenses que já decretaram situação de emergência. Em uma fazenda em Magalhães de Almeida no Leste do Maranhão, foi improvisado uma espécie de enfermaria veterinária só para cuidar dos casos mais graves. Os animais ficam em redes e são alimentados na mamadeira. "Já levantei uma vaca, uma bezerra e tô com fé de levantar essa [bezerra] aqui também", comemorou o criador Raimundo Oliveira.
O vaqueiro Bernardo Raul passa os dias alimentando os animais com uma ração à base de cana e tentando levantar os bezerros que sofrem mais. "Essa não levanta mais, não tem mais jeito", diz o vaqueiro, em tom de despedida.

Pecuarista tem bens bloqueados por envolvimento em trabalho escravo


Grupo de Fiscalização  identificou várias irregularidades trabalhistas (Foto: Divulgação)Grupo de Fiscalização identificou várias irregularidades trabalhistas (Foto: Divulgação)
Uma Ação Civil Pública, movida pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) - com pedido de tutela antecipada -, resultou no bloqueio de bens de um pecuarista que poderá pagar R$ 3 milhões por danos morais coletivos, por ter mantido 12 trabalhadores em condições análogas à de escravo em Santa Inês, a 250 km de São Luís. Além de gado, o empresário cria, na mesma propriedade, centenas de animais silvestres, em uma espécie de zoológico.
Os homens tinham sido contratados para preparar o pasto do gado, a cerca de cinco quilômetros de distância do zoológico. O Grupo Especial de Fiscalização Móvel identificou várias irregularidades trabalhistas, como a falta de registro na carteira profissional, o atraso no pagamento de salário, a ausência de equipamentos de proteção individual, o descaso com a saúde dos funcionários e o total desrespeito à dignidade dos 12 trabalhadores.
Foram lavrados 26 autos de infração e, o MPT-MA, também, denunciou a inexistência de alojamento adequado, a escassez de alimentos e a falta de higiene. Os homens dormiam no mesmo terreno da pastagem dos bois, e o alojamento funcionava em um barraco feito de lona e palha, sem paredes laterais contra animais peçonhentos, chuva e outras intempéries. Não havia local para guardar roupas e objetos pessoais, já que esses materiais ficavam pendurados ou eram armazenados em sacos de ração.
O grupo responsável pelo resgate constatou, também, a disparidade entre o tratamento dado aos trabalhadores e aos animais silvestres criados no parque. O fazendeiro possui cerca de 900 bichos de 100 espécies diferentes, que recebem alimentação balanceada, água mineral e acompanhamento de zootecnista.
Trabalhadores tinham alimentação reduzida e número de refeições diárias desrespeitadas (Foto: Divulgação)
Trabalhadores tinham número de refeições diárias
desrespeitadas (Foto: Divulgação)
Já para os homens, pela manhã, era fornecido café preto com uma massa de farinha de milho cozida. No almoço, eles tinham direito a feijão e arroz – às vezes só um ou outro. O jantar era a repetição do almoço.
Depois do resgate, os 12 trabalhadores receberam carteiras de trabalho, foram encaminhados a um alojamento apropriado e tiveram acesso ao seguro-desemprego. O fazendeiro teve que desembolsar quase R$ 40 mil pela rescisão contratual desses funcionários, e a ação foi protocolada na Vara do Trabalho de Santa Inês.
A Justiça determinou o cumprimento de 27 medidas em defesa dos trabalhadores e bloqueou 14 bens do réu, entre prédios, fazendas, casas, lotes e um sítio – localizados nas cidades de São Luís, Santa Inês, Zé Doca, Paço do Lumiar e Juazeiro do Norte, CE.
O pecuarista maranhense poderá ser incluído na ‘lista suja’ do trabalho escravo, que reúne os empregadores que já exploraram esse tipo de mão de obra. O caso está sendo acompanhado pela Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) da cidade de Bacabal.

Após tentativa de fraude, Polícia federal investigará concurso do IFMA


O reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Francisco Roberto Ferreira, emitiu nota de esclarecimento na tarde desta quarta-feira (5) na qual afirma que já oficializou à Polícia Federal a possibilidade do servidor Antônio Ferreira Lima Sobrinho, acusado de chefiar uma quadrilha em concursos, ter se beneficiado com o esquema fraudulento para o ingresso no quadro de servidores da Instituição.
Durante esta semana, a Secretaria de Segurança Pública informou que Antônio Ferreira já havia sido aprovado em vários certames no estado, a exemplo do da Prefeitura de Igarapé do Meio; do de São José de Ribamar; dos Correios, de 2008 e 2011; do Banco do Nordeste; e o do IFMA.
Na nota, Francisco Roberto Ferreira afirma ter solicitado a investigação total do concurso do IFMA, com a punição aos envolvidos e demissão de servidores.
Veja abaixo a nota na íntegra:
Considerando os acontecimentos procedentes do indício de fraude no concurso da Secretaria de Segurança Publica, o qual envolve o nome do servidor Antônio Ferreira Lima Sobrinho, acusado de chefiar quadrilha em concursos citando, inclusive, prestações de provas do Instituto Federal do Maranhão, a Reitoria esclarece que já oficializou a Polícia Federal sobre o ocorrido, solicitando a investigação total do concurso do IFMA, com a punição aos envolvidos e demissão de servidores. A intenção é preservar a integridade do concurso.
Francisco Roberto Brandão Ferreira
Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.