sábado, 23 de fevereiro de 2013

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Flávio Dino confirma que será candidato ao governo do Maranhão em 2014


O presidente da Embratur, Flávio Dino, confirmou nesta quarta-feira (6) à Coluna sua candidatura ao governo do Maranhão em 2014. Segundo ele, a articulação com os partidos locais já foi iniciada. “Nosso objetivo, de fato, é disputar o governo”, afirmou Dino.
“Queremos a superação dos 50 anos de domínio do Sarney”, completou. Flávio Dino disse que está esperando apenas a definição do candidato que concorrerá contra ele para criar suas estratégias de campanha eleitoral, mas garante que saiu na frente: “Fizemos algumas pesquisas e a média de aceitação é de 60%, mas temos que esperar para ver quem será o outro candidato. A vitória do candidato que apoiei em São Luiz no ano passado mostra que a vontade da maioria é mudar o que existe hoje”, concluiu.
As informações são da coluna do jornalista Claudio Humberto

Detran alerta para cuidados no trânsito durante o Carnaval

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) prepara uma série de ações educativas para lembrar aos motoristas dos cuidados redobrados que devem ser adotados durante o Carnaval, que começa nesse fim de semana. Para reduzir o número de acidentes, que aumenta até 15% em épocas de feriado, o departamento alerta para cuidados simples que podem evitar infrações, acidentes e até mortes nas vias.
 Segundo o coordenador de educação para o trânsito do Detran-MA, Roberval Lopes,  é fundamental chamar a atenção para cuidados básicos de segurança, que podem salvar vidas. “Respeitar a sinalização, evitar dirigir cansado ou sob estresse, jamais dirigir alcoolizado, manter distância do veiculo que está na frente e diminuir a velocidade durante a noite, período em que experimentamos uma sensível redução do nosso campo visual são medidas simples que fazem a diferença”, recomenda Lopes.
De acordo com o diretor-geral do Detran-MA, André Campos é necessário promover junto a cultura da alegria e da descontração o respeito mútuo no trânsito também no carnaval. “Os motoristas que transitam acima da velocidade permitida colocam em risco a própria vida e, mais que isso, a vida de terceiros. A lei seca está ai para ser respeitada e toda a sociedade deve cumpri-lá”, afirma.
Alguns cuidados no caso de chuva
- Se estiver em movimento, não ligue o pisca alerta. Este tipo de iluminação só deve ser acionado se o veículo estiver parado;
- Ao dirigir de forma defensiva, o motorista diminui as chances de se envolver em acidentes;
- Fique sempre atento e mantenha distância do carro à sua frente;
- Planeje o que fazer e sinalize todas as mudanças de pistas;
- Não freie bruscamente sem necessidade;
- Não faça ultrapassagens perigosas;
- Ultrapasse outros veículos somente pela esquerda;
- Tome cuidado redobrado com os pedestres, pois quando a chuva começa ocorre a típica correria atrás de abrigo.
Confira algumas outras dicas:
- Antes de pegar a direção, o condutor deve portar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), além de verificar a validade e o vencimento destes documentos.
- O condutor deve checar ainda as condições de funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios, como cinto de segurança, luzes de freio, do pisca, do farol e da marcha-ré. O extintor de incêndio também precisa ser conferido, inclusive a validade do produto. O motoqueiro e o passageiro não podem esquecer de usar capacete.
- Os passageiros devem colaborar usando o cinto de segurança e evitando tirar a atenção do motorista. As crianças com até 10 anos de idade precisam viajar no banco de trás dos veículos, em cadeiras específicas, regulamentadas pelo Inmetro, de acordo com a Resolução 15/98 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
- Os motoristas devem ingerir apenas água, sucos ou refrigerantes, respeitar os limites de velocidade e fazer ultrapassagens somente com total visibilidade e segurança.

O carnaval de Pirapemas.

Confira a programação completa para os cinco dias de folia.

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Corpo de Bombeiros interdita 14 casas noturnas em São Luís

A casa noturna Chez Moi, a Boate Candy e a Boate Observatório foram as primeiras casas de eventos noturnos de São Luís interditadas após fiscalização realizada pelo Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) do Corpo de Bombeiros (CB-MA). Segundo o GAT, os estabelecimentos citados apresentam irregularidades como ausência de brigadistas; ausência de sinalização de pontos de fuga; problemas com saídas de emergência; e exposição de fios elétricos. Ao todo, nove estababelecimentos foram fechados no primeiro dia de vistoria.
Em nota divulgada na página do Facebook, o Chez Moi assumiu a ausência de alguns itens de segurança e explicou que a vistoria foi realizada minutos antes da casa abrir as portas, pedindo desculpas aos clientes. A direção afirmou que conta com "todas as autorizações de funcionamento emitidas pelo órgãos competentes" e deve tomar as providências para atender as exigências durante o período de carnaval, quando a casa deve entrar em recesso.
Segundo os Bombeiros, não existe brigada para atuar em caso de incêndio; a saída de emergência está incompatível com os padrões exigidos em lei; a sinalização de emergência não possui visibilidade suficiente e está com problemas; e a casa chega receber o dobro de pessoas da capacidade, que é de 250, liberada em vistoria anterior pelos própios Bombeiros.
Por telefone, o G1 entrou em contato com a administração da Boate Observatório. Um funcionário do estabelecimento informou que a vistoria ocorreu por volta de 21h40 e disse que a direção enviaria nota à imprensa "assim que possível". "No momento, estamos elaborando um comunicado para ser fixado na porta da boate e encaminhado à imprensa", avisou o atendente, identificado apenas como Davi.
Os problemas detectados no local durante a vistoria foram: saída de emergência incompatível; fiação exposta; sem brigadista e ausência de corrimão na escadaria.
O G1 também conversou com o proprietário da Boate Candy, Alan Freitas, que falou sobre a vistoria e as providências a serem tomadas. "Foram poucas coisas. Apenas [a ausência de] três brigadistas e algumas placas de sinalização. Vamos tentar resolver amanhã pela manhã para que a casa abra normalmente já na noite de sábado", esclareceu.
No local, os Bombeiros detectaram que a saída de emergência está incompatível; a fiação está exposta; a sinalização de emergência é insuficiente e os selos dos extintores estão danificados.
Com as interdições, os estabelecimentos só poderão abrir as portas quando atenderem às exigências do Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, da Lei Estadual nº 6.546, de 29 de dezembro de 1995, utilizada pelo Corpo de Bombeiros. Caso haja descumprimento das determinações, os proprietários das casas noturnas podem ser presos e multados.

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Bombeiros interditam casas noturnas em São Luís

Chez Moi (foto), Observatório e Candy foram interditadas pelo Corpo de Bombeiros depois de constatadas irregularidades.
Na madrugada de hoje, o Corpo de Bombeiros do Maranhão e o Grupamento de Atividades Técnicas (GAT) da Polícia Militar começaram a fazer vistorias em boates e casas noturnas de São Luís. Logo no início da fiscalização foram interditados o bar Chez Moi e as boates Observatório e Candy.
Os estabelecimentos foram interditados devido a ausência de brigadistas, falta de pontos de fuga, problemas nas saídas de emergências e fios elétricos expostos. Os locais só poderão ser reabertos se os donos sanarem os problemas. Caso reabram sem cumprir as exigências da fiscalização, os donos poderão ser presos e sujeitos a pagamentos de multas.
As vistorias tiveram início nesta sexta-feira. No primeiro momento estão sendo fiscalizadas as grandes casas de shows e boates. De acordo com o GAT, estão cadastradas 47 casas de show em São Luís, todas licenciadas para receber um público de no máximo 900 pessoas. Na lista dos itens que estão sendo fiscalizados estão as saídas de emergência, sinalização, localização de palco, existência de extintores contra incêndio, capacidade, entre outros.
Com informações do Imirante

Esquema em licitação forjada na Prefeitura de Colinas


Várias empresas do ramo gráfico e de outros segmentos não conseguem participar das licitações anunciadas pela Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal de Colinas. De acordo com relatos de representantes das empresas, que lá comparecem para obter o edital de licitação que lhes dar o direito de concorrer ao certames, o presidente da Comissão e o pregoeiro simplesmente são fantasma, pois nunca são encontrados para atender os fornecedores interessados em participar dos eventos licitatórios anunciados na imprensa e nos órgãos de controle externo, no caso o Tribunal de Contas do Estado.

Segundo eles, hoje mesmo, por exemplo, está previsto para acontecer uma licitação destinada a contratação empresa para fornecimento de materiais gráficos, cuja licitação já foi denunciada a Promotoria Pública, que tem a frente a promotora Francisca Ferreira da .S Barros, com pedido de cancelamento porque os representantes das empresas interessados em participar do certame não receberam o edital. A crescentaram que fizeram inumeras tentativas visando a obtenção do documento e não tiveram êxito porque o presidente da CPL "sumiu".

Os representantes das empresas disseram ainda que a conversa que corre nos bastidores da Prefeitura é que o sobrinho do prefeito teria montado uma empresa do ramo e o contrato oriundo da licitação seria pra ele, razão pela qual nunca iriam conseguir concorrer por conta desse "esquema para forjar a licitação".

O blog tentou um contatos com a promotora Francisca Ferreira da S. Barros para saber que providencia ela iria tomar com relação a essa denúncia, que se encontra registrada no Ministério Público, mas não conseguiu.