sábado, 24 de novembro de 2012

Cinco das dez piores escolas do país estão no Maranhão



Das dez piores escolas do país, cinco são colégios públicos do Maranhão, segundo os dados do Ranking do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta (22).
Além das notas do Enem, outro dado preocupa os educadores. Os índices obtidos pelas cinco piores escolas do Estado estão em uma curva decrescente. As médias estão caindo a cada ano, desde 2010.
O Centro de Ensino Aquiles Lisboa, em São Domingos do Azeitão, considerada a pior escola do país, despencou mais de 70 pontos em dois anos. Para a psicóloga, Teresa Pecegueiro, além da ausência da família no processo educacional, a constante troca de gestores à frente da Secretaria de Estadual de Educação (Seduc) dificulta a elaboração de ações. Em três anos, foram cinco gestores.
"Cada vez que chega um secretário, os projetos não são concluídos. Esse emaranhado de coisas deixa muito a desejar para a educação. Se você não completa um projeto, não tem como ter sucesso", opinou Teresa.
O atual secretário, Pedro Fernandes, acredita que os recursos humanos e financeiros são suficientes para elever as notas no próximo ano. As ações para remediar os danos começam na próxima semana, com a visita de uma comissão a escola que registrou a pior nota do exame.
"Na segunda-feira (26), eu vou conhecer a Escola Aquiles Lisboa que, infelizmente, foi a última colocada. Vamos conversar com os alunos, vamos conversar com os professores, com a direção da escola, com a direção regional. Vamos sentir realmente qual é o problema e tentar consertar, não só para a Aquiles Lisboa, mas para todas as escolas do Maranhão", garantiu o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!!!