segunda-feira, 19 de março de 2012

DETRAN-MA adquire equipamentos para medir transparência das películas


SÃO LUÍS - Os vistoriadores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) e da fiscalização da Polícia Militar vão usar em blitze, 5 medidores de transmissão luminosa das películas aplicadas nas janelas dos automóveis. Os equipamentos devem começar a ser usados nas vistorias em abril. Os índices têm devem obedecer aos padrões mínimos de visibilidade tanto para quem está fora do veículo quanto para o condutor.

De acordo com técnicos do Detran-MA, grande parte dos condutores alega privacidade, segurança e incômodo com a luz do sol ao deixar o vidro fumê. Mas, quem infringir as normas terá de pagar multa de R$ 127,69, recebe cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e deve se adequar na hora. O motorista não poderá escurecer o para-brisa e deve respeitar os limites estabelecidos.

Os vidros dianteiros incolores precisam de visibilidade maior ou igual a 75%, como os carros saem de fábrica. Os veículos com para-brisa colorido são produzidos, em média, com até 70% de transparência. Segundo o Detran-MA, esses índices são os máximos tolerados. Qualquer alteração, por meio de películas, implica infringir a legislação.

As normas têm o objetivo de garantir a segurança do trânsito. O diretor-geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo, explicou que vidros muitos escuros facilitam a ocorrência de acidentes. "As películas atrapalham a percepção do condutor em condições adversas, em especial quando chove", afirmou. Segundo ele, os parâmetros, também, trazem mais segurança para os agentes e policiais durante as abordagens e operações de fiscalização.

Os medidores que começarão a integrar as blitze ficarão nas unidades de vistoria do Detran-MA para uso nas inspeções veiculares na capital e em Imperatriz. O equipamento é composto por duas partes. Uma delas é grudada por uma ventosa na parte de dentro da janela e emite feixes de luz. Do lado de fora, a outra capta a luminosidade que consegue ultrapassar o vidro e acusa o índice de visibilidade. A tolerância é de 7% para os percentuais aferidos.

As regras para os vidros fumês existem desde 2007 e o Detran-MA pretender fiscalizar de forma efetiva o uso irregular. Vale ressaltar, que além de receber a multa, o condutor pego em situação irregular só sai de uma blitz depois de retirar as películas. "A intenção é coibir os abusos. Os aparelhos serão um apoio a isso. É importante que o motorista, na hora de colocar a película, saiba que ela está adequada com a norma para evitar transtornos desse tipo", afirmou Selmah Reis, do setor de infrações do Detran-MA.

Visitas técnicas

Como forma de educar e informar sobre a resolução e suas implicações, o Detran-MA, por meio dos setores de vistoria e análise de infração, estará realizando, a partir de segunda-feira, (19) às 14h, visitas técnicas nas concessionárias e empresas que aplicam a película para realizar o teste de luminosidade e orientar sobre a aplicação correta de películas fumê.

As informações são da Secom do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!!!