sábado, 31 de março de 2012

Sine vai qualificar 700 jovens por meio do Brasil Sem Miséria

Programa do Governo Federal deverá ter início no 1º semestre deste ano em Imperatriz.


Imperatriz - Imperatriz implantará o Programa Brasil Sem Miséria. O objetivo é dar qualificação profissional a 700 jovens, que devem, na sequência, entrar no mercado de trabalho. O programa do Governo Federal será desenvolvido pela unidade municipal do Sistema Nacional de Empregos (Sine), mantida pela Prefeitura. O Brasil Sem Miséria é desenvolvido em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Em Imperatriz, a ideia é que o programa seja implantado antes do mês de junho. A qualificação profissional é uma das prioridades da atual gestão municipal. Somente a Secretaria Municipal de Assistência Social (Sedes) qualifica, anualmente, cerca de 2 mil mulheres nas mais diversas áreas.
Atualmente, em parceria com o Ministério da Justiça, a Prefeitura de Imperatriz oferece curso profissional para mais 100 jovens egressos do sistema penal, por intermédio do Programa de Proteção a Jovens em Território de Vulnerabilidade (Protejo).
O grande marco deste processo da abertura de vagas de trabalho para a juventude foi o convênio com o Ministério do Trabalho para a realização do Projovem Trabalhador. Ao fim do curso, 60% dos mil alunos foram empregados. Este número superou a meta do MTE, que era de 30%.
A qualificação profissional é uma das três frentes de atuação do Sine. As outras duas são a intermediação de mão de obra e a emissão de Seguro Desemprego. A unidade municipal do órgão foi inaugurada em fevereiro e é apontado como o principal motivo para a redução das filas na Delegacia Regional do Trabalho.
O coordenador do Sine municipal, o administrador Edjaílson Souza, diz que, diariamente, são atendidas cerca de 250 pessoas. Segundo ele, já são mais de 100 pessoas efetivadas no mercado. A qualificação profissional, através do programa Brasil sem Miséria, será a primeira oferta de cursos feita pela unidade.
Mais
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) é um programa do Governo Federal que dispõe de um conjunto de ações voltadas para facilitar a inserção ou reinserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, além de garantir a sobrevivência do trabalhador durante o tempo de procura de um novo emprego, por meio do cadastramento e encaminhamento para emprego e do atendimento ao Seguro-Desemprego. Os recursos financeiros mantenedores do Sine são provenientes do Fundo de Amparo ao Trabalhador e repassados aos estados e municípios via convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!!!