quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Governo estadual distribuirá sementes de arroz e milho



sementes
Para aumentar a produção e a qualidade do arroz e do milho produzido pelos agricultores familiares maranhenses, 1.505 toneladas de sementes selecionadas serão distribuídas pelo governo do Estado para a safra 2012/2013. As sementes de arroz e milho, que foram adquiridas pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), preveem uma produção dequase 100 mil toneladas degrãos.
A doação das sementes inicia na próxima terça-feira (18), em Imperatriz, com a entrega simbólica dos insumos que será feita pelos secretários estaduais Cláudio Azevedo (Sagrima), Luís Fernando Silva (Casa Civil), Hildo Rocha (Cidades e Desenvolvimento Urbano) e Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar).
Na regional de Imperatriz serão distribuídos 18 toneladas de sementes de arroz e 52 toneladas de milho para os municípios de Amarante, Buritirana, Campestre, Davinópolis, Estreito, Governador Edson Lobão, Governador Ribamar Fiquene, Imperatriz, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, São João do Paraíso e Senador La Roque. Imperatriz receberá a maior quantidade de sementes da região, sendo 4toneladas de arroz e 14 toneladas de milho.
Cláudio Azevedo informou que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) já iniciou esta semana a coleta das amostras das sementes para comprovar o teor de germinação e pureza dos insumos. “As sementes adquiridas pela Sagrima já possuem o boletim de análise do Ministério, bem como o termo de conformidade do fornecedor. Mesmo assim, solicitamos a análise do MAPA, que vai comprovar a qualidade das sementes adquiridas”, explicou o secretário.
A distribuição das sementes será feita pelos 19 escritórios regionais da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), prefeituras municipais e sindicatos rurais.
Com a entrega dos insumos, a Sagrima estima uma área de plantio de 60.125 hectares. O plantio de arroz e milhono Maranhão inicia no mês de dezembro, pela região Sul. A colheita do arroz é feita num prazo de 100 a 110 dias após o plantio,e a do milho após 120 dias do plantio.
Além das sementes de arroz e milho, a Sagrima irá distribuir 766 quilos de sementes de hortaliças que beneficiarão 2.440 agricultores familiares.
Viva Sementes - O Programa Viva Sementes beneficiará cerca de 92 mil agricultores familiares de todas as regiões do Maranhão, incluindo áreas quilombolas, indígenas e assentamentos rurais, que não possuem recursos para adquirir sementes de qualidade e geralmente utilizam grãos de safras anteriores, que apresentam baixa germinação.
Também estão previstas entregas simbólicas das sementes aos agricultores familiares em Zé Doca (20/12), Itapecuru-Mirim(21/12), Timon (22/12), São Luís (27/12), Viana e Pinheiro (03/01).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!!!