O Maranhão foi o segundo Estado do Brasil com o maior volume de cheques sem fundos no primeiro semestre deste ano. Para os especialistas, a causa é a falta de planejamento do consumidor, como mostra a reportagem do JMTV 2ª Edição desta segunda-feira (16).
Em algumas lojas dos shoppings centers de São Luís, MA, aceitar cheque é proibido. A medida geralmente é tomada depois que as lojas começam ter prejuízos.
Em uma loja, do total de cheques recebidos, cerca de 30% eram devolvidos. Para não perder clientes, as vendedoras tiveram que convencer os consumidores a comprar com outras formas de pagamento, com descontos para pagamentos nos cartões.
Segundo o Serasa, no primeiro semestre deste ano, o Maranhão teve o segundo maior número de cheques sem fundo do país, cerca de 7%, o maior percentual registrado nos últimos quatro anos.
Além do Serasa, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) também registrou o aumento da inadimplência no Maranhão nesse primeiro semestre em relação a outras formas de pagamento como crediários e cartões de crédito. O índice chegou a ser 6,5% maior do que o resgistrado no mesmo período do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!!!