quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Selma Pontes e Mozart Bacelar não poderão ser candidatos nas eleições de 2012 .


Informações repassadas ao titular deste blog, é que as contas da ex-prefeita Selma já foram distribuídas nas comissões da Câmara de Vereadores e serão votadas ainda este ano.

São 03 prestações de contas com parecer desfavorável e nos cálculos do nosso informante a ex-gestora só teria 03 votos na câmara, que são: Moreno, Edy e Lenir, caso isso se confirme, Selma Pontes ficaria inelegível, Mozart Bacelar também não deverá disputar as eleições, pois não se filiou no prazo e consequentemente está inelegível.

Está rolando nos bastidores um acordo entre Elda Novaes e Dr. Iomar Salvador para as próximas eleições. Recentemente, os dois teriam conversado com intermediação de Paulo Novaes (esposo de Elda), e Dr. Iomar teria dito que dificilmente sairá candidato, mas que entre todos os pré-candidatos, ele toparia fazer dobradinha com a Elda que é, na avaliação da nossa fonte, a candidata.

Neste caso, teríamos os seguintes pré-candidatos na oposição: Candidato apoiado por Selma (deverá ficar inelegível com reprovação de suas contas); o candidato do Mozart Bacelar (inelegível também, pois não se filiou no prazo); Luís de França; Elda (Prefeita) Dr.Iomar (Vice).

Fonte: PIRAPEMAS.COM

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Professores de Pirapemas estão de greve!!!

Por Joacy Alemão
Os professores da rede municipal de ensino de Pirapemas estão, desde sexta-feira, em greve, em razão do gestor municipal Eliseu Moura até o momento não ter implantado o piso salarial nacional no setor educacional.

O Presidente e o secretário do Sindicato dos Professores da Rede Municipal, prof. Francisco e prof.Gilmar Sales, confirmaram que há anos, ou mais precisamente desde 2009 a classe de professores tenta um diálogo com o gestor municipal, mas o mesmo não respeita os direitos dos professores e não sinaliza nada em relação a questão da reivindicação dos professores

Deputado do governo pedirá ao MPF que investigue Ricardo Murad

Edilázio Júnior condenou a forma como Ricardo Murad vem fazendo as contratações para as UPAs. Ele denunciou que o processo seletivo no interior tem conotação política.

Edilázio Júnior (PV)

Edilázio Júnior (PV)

O deputado estadual Edilázio Júnior (PV), que é genro da desembargadora Nelma Sarney e de Ronald Sarney, irmão do senador José Sarney, anunciou hoje da tribuna da Assembleia Legislativa que pedirá oficialmente ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público Estadual que investiguem os procedimentos adotados pelo cunhado da governadora Roseana Sarney, o secretário de Saúde, Ricardo Murad, na contratação de servidores para a UPAs que foram ou que serão instaladas no Maranhão.

Sem se referir aos contratados na capital, Edilázio Júnior denunciou que o processo seletivo no interior tem conotação política, citando os casos da cidade de Timon.

O parlamentar do Partido Verde condenou a forma como Murad vem fazendo as contratações, deixando de adotar o processo seletivo para a escolha de técnicos gabaritados da área de saúde para as Unidades de Pronto Atendimento, Edilázio Júnior obteve o apoio de diversos deputados da base aliada, durante seu pronunciamento.

Secretário de Saúde, Ricardo Murad.

Secretário de Saúde, Ricardo Murad.

“O secretário de Saúde, pela forma como faz as contratações, fere cinco princípios básicos da Constituição Federal, que são da imparcialidade, legalidade, moralidade, eficiência e impessoalidade”, lembrou o parlamentar.

“É grave essa situação, até porque estão rasgando as duas Constituições, transgredindo as leis, é uma precarização exarcerbada, a continuação do vício na indicação política”, reagiu o deputado Bira do Pindaré, do PT, partidão que apóia a governadora Roseana Sarney.

Já o parlamentar Marcos Caldas, também da base governista, disse que pessoas com competência comprovada não estão sendo aproveitadas e outros sem a menor experiência estão sendo recrutados. ” O Maranhão é a terra do sem nunca, a terra do muro baixo”, afirmou Caldas, após elogiar o discurso de Edilázio Júnior.

Para o deputado André Fufuca, que também corroborou com o discursos do parlamentar do PV, a melhor maneira para a escolha seria através de concurso público.

Marcelo Tavares (PSB)

Marcelo Tavares (PSB)

O líder da oposição, Marcelo Tavares, aproveitou o momento para fazer uma grave denúncia. Disse que tomou conhecimento através de uma funcionária da Secretaria de Saúde de que o processo seletivo feito por Ricardo Murad para contratar os funcionários das UPAs de São Luís foi uma farsa.

Segundo Tavares, a Saúde alugou um apartamento no Hotel Praia Mar e alí recebeu 10 mil curriculuns de profissionais da área de saúde, mas já havia escolhido os nomes que seriam contratados, cerca de 200. E quando indagado o que faria com a montanha de documentos dos pretendes às vagas, mandou que fosse jogado no lixo, ou queimado.

O líder da oposição insinuou que os contratados na capital serão cabos eleitorais dos candidatos de Murad para vereador em São Luís.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dilma sanciona lei que cria Comissão da Verdade e lei de acesso à informação

A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta sexta-feira (18), em cerimônia no Palácio Planalto, os projetos de lei que criam a Comissão Nacional da Verdade e a Lei de Acesso à Informação, que termina com o sigilo eterno de documentos públicos. Compareceram ao evento, além de ministros, parlamentares e militantes da área de direitos humanos.
Os temas das duas leis são caros à presidente, que, na juventude, militou contra a repressão da ditadura militar.
"Este 18 de novembro de 2011 é uma data histórica para o Brasil e o dia que comemoramos e iremos comemorar a transparência e celebrar a verdade. É grande o meu orgulho em sancionar as duas leis", disse a presidente. "Com a vigência das duas leis, o cidadão ganha mais perante o Estado: mais poder de controle de fiscalização, e o que reverter a um benefício para toda a sociedade e no fornecimento da cidadania”, complementou, para arrematar: "O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil".
.
A Lei de Acesso à Informação encerra a discussão sobre o sigilo eterno de documentos públicos e estabelece o prazo máximo de 50 anos para que as informações públicas classificadas como “ultrassecretas” continuem fora do acesso ao cidadãos.
Enviada ao Congresso em 2009, ainda no governo Lula, a proposta estabelece que os governos federal, estaduais e municipais passem a permitir o acesso a dados e documentos quando forem solicitados, inclusive aqueles produzidos durante a ditadura militar (1964-1985).
Comissão da Verdade
A Comissão da Verdade é o grupo governamental que tem como objetivo investigar as violações aos direitos humanos ocorridas entre 1964 e 1988. Aprovada no fim de outubro no Congresso Nacional, o projeto conseguiu voltar ao Executivo com texto semelhante ao enviado no ano passado.
Ela será composta por sete membros indicados pela própria presidenta - formato questionado pela oposição ao governo no Congresso. No entanto, as reivindicações não conseguiram apoio suficiente para imprimir alguma mudança no texto do projeto.
Ainda não há previsão oficial de quando as indicações serão feitas.
Ao serem nomeados, os integrantes do colegiado terão seis meses para organizar um plano de trabalho, e apenas após este período, ela deve começar as atividades, que deverão ser finalizadas em um período de dois anos, quando o grupo divulgará um relatório listando as violações encontradas.


Com Informações da Uol

População consegue na justiça a interdição do matadouro de Cantanhede

Por Dimas Santos*

Em péssimo estado de conservação, isto aí é o Matadouro de Cantanhede-MA
A população de Cantanhede, organizada pelas redes e fóruns de cidadania do Estado do Maranhão, mostrou mais uma vez que povo organizado luta e vence. Vários passos foram necessários para conquista desta vitória do povo:
1. Visitas pelas redes e fóruns de cidadania a casas ao redor do matadouro, bairros e povoados do município.
2. Levantamento das consequências que o matadouro em péssimas condições traz para a saúde da população.
3. Passeata pelas ruas do município, com gritos de ordem e faixas que denunciam a situação do matadouro.
4. Apresentação de imagens do matadouro em ruas da cidade, que têm maior fluxo de pessoas.
5. Realização de audiência pública envolvendo a população, organizada pelas redes fóruns de cidadania do Estado do Maranhão.
6. Coleta de depoimentos de pessoas que são prejudicadas pelo matadouro.
7. Entrega de representação ao Ministério Público, com manifestação em frente ao fórum.
8. Cobrança constante do andamento do processo, resultando em uma ação civil pública contra o município de Cantanhede.
9. Inspeção do Ministério Público, vigilância sanitária estadual e conselho regional de medicina veterinária. Todos com parecer favorável à interdição do matadouro de Cantanhede, por apresentar péssimas condições de uso.
10. Abertura de ação judicial contra o município de Cantanhede, com a decisão de fechamento do matadouro público de Cantanhede.
Como pode ser constatado, povo organizado luta e vence. Essa não é uma conquista apenas das redes e fóruns de cidadania, é acima de tudo uma vitória da população de Cantanhede. Enquanto houver injustiça, as redes e fóruns de cidadania estarão ao lado do povo. Parabéns ao povo organizado.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Comprovada retaliação após acordo de que nenhum militar seria punido...

Começou, sim, a retaliação aos que pariticiparam direta ou indiretamente da curta greve dos policiais militares e dos membros do Corpo de Bombeiros, na terça-feira passada, dia 8. É só o começo.

O blog antecipou que haveria uma quebra de acordo entre o Governo do Estado e os líderes do movimento, que, na verdade, não chegou nem a ser uma greve. Os militares mostraram, no recuo, sensatez e que a manifestação não era política e muito menos radicais.

Abaixo, o blog publica a portaria em que o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Sousa Paiva exonera os comandantes do 2° Grupamento e do Grupamento de Emergência Médica. Eles não participaram do movimento, mas foram punidos porque as viatura do CB estavam na porta da Assembleia Legislativa. Veja:

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

TEMPORARIAMENTE EM MANUTENCÃO

Este blog encontrase em manutenção para melhorias em seu sistema

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TEM NOVA ENQUETE NO BLOG CANTANHEDE NOTÍCIA VOTE:

SE AS ELEIÇÕES OCORRESSEM HOJE PARA PREFEITURA DE CANTANHEDE

EM QUEM VOCÊ VOTARIA?

DISPUTA APENAS ENTRE O ATUAL PREFEITO KABÃO-DEM, E MIRIAN ROCHA -

A ATUAL SITUAÇÃO NA CORRIDA A PREFEITURA DE CANTANHEDE.

Pesquisa mostra que 95% da população aprova Lei Maria da Penha

A Câmara dos Deputados realizou uma pesquisa nacional entre os meses de junho e agosto para entender a percepção da população brasileira sobre a Lei Maria da Penha. Foram entrevistadas 1.295 pessoas, delas 95,5% aprovaram a lei e 77,5% declaram conhecer o seu conteúdo, mesmo que parcialmente. A pesquisa foi realizada de forma prática pelo Disque-Câmara, 0800 619 619, serviço telefônico gratuito oferecido à população.
Giovana Perlin, especialista em estudos de gênero, família e sexualidade, foi a consultora da pesquisa e explicou que as pessoas que ligaram para o Disque-Câmara e participaram “são pessoas que já podem, minimamente, invocar a lei para exercer seus direitos”.

Dos entrevistados, 90,7%, acreditam que a punição aos agressores deveria ser mais rigorosa. “O dado mais relevante talvez seja o do anseio por justiça, pelo fim da impunidade dos agressores e pelas relações familiares pacificadas”, diz a consultora. Na pesquisa não houve diferença significativa entre homens e mulheres “Ambos mostram intolerância em relação à violência contra mulher”, afirma Giovana.

Para a deputada federal, Sandra Rosado (PSB-RN) o resultado da pesquisa mostra que a Lei Maria da Penha continua a ser o principal poder de defesa para as mulheres vítimas da violência.

“A Lei Maria da Penha é uma conquista e a violência contra a mulher jamais deve ser vista como um crime menos leve, pois a agressão fere o corpo e alma”, ressaltou a deputada.

Sandra Rosado explicou ainda que, após cinco anos de vigência da Lei, é preciso “trabalhar na sua ampliação e na efetiva execução, uma vez que nem em todas as regiões do nosso País ela chega a ser aplicada regularmente”.

Para contribuir com a melhor aplicação da Lei Maria da Penha no país a deputada apresentou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 485/05, que cria varas específicas para as causas relativas às mulheres nos juizados especiais e criminais.

“A Justiça já mostra inegável contribuição para uma solução mais rápida dos conflitos. Portanto nada mais justo do que se prever a criação de varas especializadas para a conciliação, o julgamento e a execução de causas relativas às mulheres. Será mais uma vitória para o nosso Brasil”, concluiu Sandra Rosado.

A Lei
No dia 22 de setembro de 2006 entrava em vigor a Lei 11.340/06, conhecida como Maria da Penha e considerada uma das três melhores do mundo na área de proteção à mulher pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher. Com cinco anos de vigência a lei protege mulheres vítimas de violência doméstica.

Segundo pesquisa realizada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no País apenas 70 juizados de violência doméstica, 388 delegacias especializadas no atendimento à mulher, 193 centros de referência de atendimento à mulher e 71 casas para abrigo temporário.
Com informações da Agência Câmara

Lobão depõe no TSE e contesta acusações a Roseana Sarney

Débora Santos
Do G1, em Brasília

Em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), negou nesta quarta-feira (21) que tenha havido abuso de poder econômico na campanha eleitoral da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB).
A governadora e seu vice respondem a processo de cassação no TSE, acusados de compra de voto, abuso do poder dos meios de comunicações e uso direto e indireto da estrutura da administração pública em vários locais, como escolas e ambulâncias.
As denúncias foram feitas pelo deputado estadual José Maria da Silva Fontinele (PRTB-MA) e pelo ex-governador do Maranhão José Reinaldo Tavares (PSB).
Segundo o processo, a governadora reeleita teria celebrado 79 convênios com prefeitura do interior do estado na intenção de buscar apoio para a eleição. Os contratos, que totalizaram R$ 400 milhões, supostamente teriam como características “desvio de finalidade, violação ao princípio da moralidade e ilegalidades, às vésperas do período eleitoral”.
Ao G1, a advogada Ezikelly Barros, que defende a governadora, negou as acusações e disse que a defesa vai se pronunciar no momento adequado. Lobão depôs a pedido da defesa da governadora para comprovar a “lisura” dos contratos firmados em seu governo.
O ministro peemedebista, que concorreu ao Senado na chapa de Roseana nas eleições de 2010, disse que “não teve conhecimento” do número de convênios firmados entre o governo e prefeituras municipais nem dos valores envolvidos.
Indagado pela defesa de Roseana, o ministro de Minas e Energia também negou ter presenciado qualquer menção a esses convênios em “comício da campanha eleitoral”.
Lobão afastou ainda as suspeitas apresentadas pela acusação de que o marqueteiro Duda Mendonça teria sido contratado pela campanha de Roseana antes do período eleitoral, o que poderia caracterizar caixa dois.
Segundo Lobão, Mendonça foi contratado pelo Diretório Regional do PMDB para elaborar o planejamento de campanha de todos os candidatos a cargos majoritários. Ele disse ainda ter participado de reuniões com o marqueteiro após o registro das candidaturas.
AnulaçãoMas o depoimento do ministro favorável à governadora do Maranhão pode ser invalidado pelos advogados de acusação.
Durante o depoimento, o advogado do ex-governador José Reinaldo Tavares, Rodrigo Ferreira Lago, contestou o fato de Lobão ter sido ouvido antes das testemunhas de acusação, o que, segundo ele, seria motivo para anular a oitiva do ministro.
O advogado evitou falar sobre detalhes da estratégia da defesa, mas minimizou o testemunho de Lobão. “Infelizmente, o ministro pouco pode acrescentar ao processo porque nada sabia dos fatos”, disse.

sábado, 3 de setembro de 2011

CEMAR alerta para o golpe da conta paga


A CEMAR vem a público denunciar que pessoas que não são funcionários da Companhia, estão praticando o golpe da conta paga em Santa Inês, Zé Doca, Bom Jardim, Newton Bello, Araguanã e região. São pessoas que se apresentam como se fossem funcionários da CEMAR, para oferecer suposta isenção do pagamento da conta de energia para pessoas idosas e para manter o benefício da tarifa Social de Baixa Renda, em contrapartida, cobram o pagamento em dinheiro de uma taxa ou ainda um parcelamento da dívida, com um pagamento em dinheiro de entrada e parcelas que seriam pagas pelo governo.
A Companhia esclarece que nenhum funcionário da CEMAR está autorizado a receber dinheiro de clientes no momento da realização de serviços. Os pagamentos para a CEMAR deverão ser realizados na rede credenciada, ou seja, Bancos, Lotéricas, Correios e Correspondentes Bancários.
A CEMAR orienta aos seus clientes que, ao receberem uma equipe para a realização de qualquer serviço, peçam às pessoas dessa equipe para que se identifiquem com crachá e documentos pessoais e para que mostrem a documentação referente ao serviço a ser executado.
A Companhia ainda alerta a população para que não aceite abordagem diferente desta orientação por pessoas que se dizem empregados da CEMAR. Abordagens suspeitas deverão ser denunciadas na delegacia de polícia de sua cidade.
A CEMAR informa que esse fato já foi levando ao conhecimento das autoridades policiais da região, e orienta a população a denunciar por meio do 190 da Polícia Militar ou do 116 da CEMAR.
Assessoria de Imprensa da CEMAR

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

VEREADOR DE PIRAPEMAS APRESENTA FILHOS ACUSADOS DE ASSASSINATO

O vereador Conceição Brandão apresentou, ontem, às 11 horas, na Delegacia da Cidade Operária, em São Luis, seus filhos Adiel Santos Colares e Samuel Santos Colares, acusados do assassinato de Vicente Mesquita, no último dia 23, no município de Pirapemas. Os dois jovens prestaram depoimento na Superintendência de Polícia do Interior, da Secretaria da Segurança Pública, às 15 horas. Eles foram ouvidos pelo delegado José Nilton Souza.
Adiel Santos Colares e seu irmão Samuel foram levados ao Instituto Médico Legal, onde foram submetidos aos exames de corpo de delito, para comprovação de que sofreram ferimentos durante o entrevero.
Veja abaixo Relato da Tragédia, escrito pelo vereador Conceição Brandão, pai de Adiel e Samuel:
O vereador Conceição Brandão relata a tragédia ocorrida em Pirapemas no dia 23/08/11, que ocasionou a morte do senhor Vicente
Aconteceu que no mês de janeiro deste ano. Eu estava em minha casa, por volta das 19:00 horas, quando ouvi um barulho na esquina da rua e sai para ver o que estava acontecendo. Percebi que era um senhor Vicente que discutia com outra pessoa e os dois estavam quase brigando. De repente apareceu a viatura da Polícia Militar e logo depois acabou a confusão. Minutos depois, o senhor Vicente chegou a minha casa, me procurando se teria sido eu que tinha ligado para polícia vir prender ele. Eu, humildemente, respondi que não. Ele saiu e, depois, voltou novamente afirmando que tinha sido eu mesmo. E começou a me xingar de todo nomes imorais, usando toda forma de baixaria, além de tentar invadir a minha casa.
Foi aí que apareceu o meu filho Samuel e pediu para o Vicente ir embora. Após muita insistência, Vicente se retirou, mas me ameaçou muito, prometendo que iria me encher a cara de bala. Eu não registrei a ocorrência na Polícia, porque achei que ele estaria agindo daquela forma motivado pelas drogas e álcool, de que o mesmo era usuário e, também, porque eu, meu pai e toda minha família éramos amigos dos seus pais, dos seus irmão e, também, pensando em não complicar mais a situação. Achando que ele poderia se revoltar mais e para evitar maiores problemas, chamei um dos irmãos do Vicente, o senhor Mesquita, e pedi pra ele dar uns conselhos para ele, a fim de minimizar a situação. Ele me disse: “seu Brandão, eu lamento muito e estou com vergonha do senhor, após saber de tudo isso que aconteceu, mas o Vicente não atende ninguém, nem ao pai, nem à mãe. Então, eu não posso fazer nada com respeito a esse problema”.
Daí por diante, eu sempre sabia de noticias que ele falava que iria acertar as contas comigo e com Samuel, meu filho. E eu não podia fazer nada, porque se nem seus pais ele não atendia quanto mais a mim, que para ele era seu inimigo. Só fiquei torcendo para que não acontecesse o pior.
Quando foi no dia 23 deste mês, por volta das 23:00 horas, eu fui avisado pela meu filho Adiel, que estava na sua banca de vender Guaraná da Amazônia, na Praça João Lisboa, quando Vicente chegou aparentando estar drogado e disse pra ele me dar um recado de que estava com o revolver cheio de balas e iria descarregar todinho na minha cara e no meu filho Samuel. Após me avisar, meu filho pediu que eu não saísse mais para a rua, naquela noite, foi avisar, também, ao seu irmão, para que, também, não saísse para rua, a fim de evitar confusão. Após chegar a sua casa, sentou-se ainda um pouco na calçada e, logo, percebeu que o Vicente vinha lhe seguindo e, ao se aproximar dele, começou a lhe xingar, e esculhambar. Como Adiel não reagiu contra ele, Vicente partiu para agressão e deu-lhe um soco na cara. Ai travaram uma luta corporal, inclusive, jogando tijolos, um no outro. Depois, se agarrarão novamente. Foi quando chegaram diversas pessoas para apartar a brigar e o Adiel correu pra dentro de casa. Vicente ficou tentando arrombar a porta da casa, onde se encontravam, além do Adiel , sua esposa e filhos, estava também a sua mãe, que gritava por socorro. Foi, então, que chegou o seu irmão Samuel e pediu para o Vicente parar com aquilo. O Vicente, ao invés de parar, partiu para o Samuel que, desesperado, pensando ter acontecido alguma coisa com seus familiares, enfrentou Vicente, ferindo-lhe com objeto cortante, que eu não sei o que era.
Infelizmente, a confusão terminou com a morte do Vicente. E não era isso que eu queria, de forma alguma. Os meus filhos nunca tiveram metido em nenhuma confusão. São uns meninos trabalhadores e não gostavam de briga com ninguém.
Eu só tenho a lamentar por minha família e pela família do Vicente.
Para mim, não passou de uma fatalidade, nada premeditado. Eu nunca desejei uma situação dessa para ninguém. Muito menos pra mim.
blog do Udes Cruz

Os Professores municipais de Pirapemas fazeram passeata contra os baixos salários

por Joacy Alemão.
Prof. Zezinho( Presidente do Núcleo-Sinproesemma),Prof.Francisco(Presidente do Sindsep) e ao fundo Prof. Alemão

Prof. Zezinho(representante do Sinproesemma) e ao fundo o Prof.Alemão

Prof.Gilmar Sales



Profª Silvia



Prof.Vademar (esq..)Prof.João Afonso(centro)e o Presid. do Conselho de Segurança Luis Carlos(direita)















A passeata
Ocorreu hoje 26/08/2011 pela manhã de maneira pacífica, os professores saíram da sede do sindicato pela Avenida Antonio Ribeiro, passaram pelo bairro do São Francisco, fizeram uma parada em frente à feira que ocorre aqui em Pirapemas todas às sextas-feiras (alguns professores fizeram uso da palavra).
Outra parada em frente à câmara dos vereadores (alguns professores fizeram uso da palavra).
Seguiram até a Praça João Lisboa onde fizeram outra parada (alguns professores fizeram uso da palavra).
A última parada foi em frente à prefeitura Municipal, onde lá (alguns professores fizeram uso da palavra).
Onde destacamos a fala do Secretário de Comunicação do Sindicato dos professores da Rede Municipal o prof. Gilmar Sales,falou: chamou a atenção do prefeito municipal que o mesmo obedeça à lei do piso salarial nacional, onde o Supremo Tribunal Federal que no dia 24/08/2011, publicou no diário oficial, ou seja, o Acórdão (um posicionamento argumentado sobre a aplicabilidade da lei do piso salarial nacional dos professores, tornando por direito a classe dos professores), o gestor não recebe a comissão do sindicato para um debate para resolução do impasse imposto pelo próprio gestor, que também não responde a nenhum ofício enviado do sindicato ao poder executivo e pediu que o gestor municipal tenha mais respeito e valorização com a classe dos professores.

O presidente do Núcleo do Sinproesemma o prof. Zezinho Melo,falou: pedindo ao gestor municipal mais respeito com o professor, pois todos que trabalham na educação precisam das condições necessárias para manter as suas famílias e o trabalhador sendo valorizado, respeitado e salário digno, o trabalhador da educação prestará a sociedade uma grande contribuição que é educar os jovens para uma vida melhor para que no seu futuro saiba como ganhar o seu sustento para manter a sua família, pois nenhum professor faz roça para manter sua família, pois todos têm o direito de fazer suas reivindicações, pois, isto é cidadania.
E finalizando com o presidente do Sindicato dos professores da Rede Municipal,prof. Francisco,falou: que o prefeito não recebe a comissão do sindicato para uma conversa para solucionar o problema, não responde a nenhum ofício enviado do sindicato, o recurso da contribuição sindical não repassa ao sindicato, a sobra do fundeb não rateia com os professores no final do ano, pediu ao prefeito municipal que resolva o problema do professor municipal o mais rápido possível que é a implantação do piso salarial nacional, agradeceu a todos os professores presente por atenderem o chamado do sindicato para a primeira paralisação da classe, pediu também aos professores que não compareceram que estejam presente na próxima oportunidade e dando a passeata por encerrada.
Só a luta muda vida do trabalhador!
Um novo jeito de lutar!
Classe unida jamais será vencida!
Sindicato presente direito conquistado!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Filho de vereador mata duas pessoas em Marajá do Sena-MA

O crime aconteceu nos primeiros minutos de hoje, no município de Marajá do Sena. O jovem Josian Vieira, filho do vereador Zé Vicente, disparou contra 4 homens que estavam no clube do Zenaide.

Segundo relatos, Josian estava sem camisa no local. Depois teria ido em casa e vestido uma camisa e voltado com uma arma na cintura. No mesmo recinto estava o grupo composto pelas vítimas, sendo que 3 são irmãos.

Eles não teriam percebido que Josian estava armado e o teriam provocado de alguma maneira. Josian sacou o revólver e disparou contra os quatro.

Dois irmãos faleceram na hora: Ronaldo de Oliveira e Rogério de Oliveira. Ambos foram atingidos com um tiro no peito esquerdo. Rogério é soldado do Exército, servindo em Teresina. As outras duas vítimas são Roniel de Oliveira, atingido com um tiro no peito direito e Francimar dos Santos, que sofreu um tiro na coxa esquerda. Após os disparos Josian fugiu da cidade em direção a Lago da Pedra.
Fonte: Barra do Corda News

Kabão proíbe aliança de PPS com PCdoB em Cantanhede.

Isso mesmo depois de miosótis Lúcio dentre outras lideranças do PPS ter vindo a Cantanhede e entregar a comissão do PPS nas mãos de Kabão-DEM, aliado de Roseana Sarney, Kabão disse em uma reunião que aconteceu na semana passada, para o atual presidente do partido o ex-vereador Jacó e presidente do sindicato dos pescadores que não quer coligação com PCdoB, pois o PCdoB e seu presidente seriam muito radicais e não estaria nos seus planos para 2012.
O PPS de Miosótis Lúcio que em relação aos planos para 2014 para governo do estado estaria com o PCdoB de Flavio Dino, mais em Cantanhede, por ordem de Kabão, não poderá firmar ou fortalecer esta aliança logo o partido ficará sobre ordem de Kabão e isso poderá afastar PPS e PCdoB na cidade.
Kabão deve está bem louco mesmo, nesta mesma reunião com partidos aliados ele afirmou que ganhará as eleições com mais de 70% dos votos, o contrários do que diz a pesquisa publicada na semana passada pelo blog do Decio,e a enquete deste blog.
Para Kabão o mesmo só terá Mirian Rocha como adversária, pois os outros pré-candidatos seriam compráveis. Se o mesmo proferiu de fato estas palavras no mínimo um desrespeito para com Biran, Luis Filho, Gerson Junior e Marreca ambos pré-candidatos.
Outra do Kabão é que ele afirmou que, tem dinheiro suficiente para trazer de volta os aborrecidos com atual gestão, e que ele terá todos aqueles que um dia tiveram com ele gritando o seu nome na campanha.
Segundo o informante os partidos que estavam representados nesta reunião seriam: DEM, PTB, PTdoB, PSB, PRB, PV, PPS, e PSDC.
“eu vos afirmo que eu não estarei não estou à venda, errar é humano continuar no erro é burrice"

DA FOLHA DE SÃO PAULO: JOSÉ SARNEY USA HELICÓPTERO DO MARANHÃO EM VIAGEM PARTICULAR

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), usou um helicóptero da Polícia Militar do Maranhão para passear em sua ilha particular duas vezes neste ano. A aeronave foi adquirida no ano passado para combater o crime e socorrer emergências médicas. Foi paga com recursos do governo estadual e do Ministério da Justiça e custou R$ 16,5 milhões.

Numa das viagens até a ilha de Curupu, onde tem uma casa, o senador foi acompanhado do empresário Henry Duailibe Filho, dono de oito revendedoras Ford e da construtora Ducol Engenharia Ltda que tem contratos milionários no Maranhão, que é governado por sua filha Roseana Sarney (PMDB).

Assista ao vídeo abaixo exclusivo da folha.com:

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Folha de São Paulo revela dados da pobreza extrema no Maranhão

A maior pobreza é a de espirito público

O Jornal Folha de São Paulo trouxe na sua edição de domingo dia 31 de Julho, ampla reportagem sobre a miséria em nosso país.
Três indicadores serviram de base para a análise dos repórteres Antônio Gois e Pedro Soares, o RENDIMENTO PER CAPITA (o mesmo que renda per capita), que é a soma dos salários de toda a população divididos pelo número de habitantes, o PIB, Produto Interno Bruto, que é a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer seja, países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc.) e o percentual de pessoas com renda inferior a R$ 70,00 (setenta reais por mês).
Os dados foram extraídos do IBGE, com base nos últimos censos de 2008 e 2010, e apontam situação de alerta na região de Pedreiras. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística a média nacional de brasileiros vivendo com menos de R$ 70 per capita é de 9,6%, na região de Pedreiras essa média está muito acima como demonstro no quadro abaixo.

MUNICIPIO PIB per capita 2008. Moradores com renda inferior a 70 reais:
Peritoró R$ 2.336,00 R$ 251,00 44%

Lima Campos R$ 3.158,00 R$ 331,00 26%
Pedreiras R$ 5.321,00 R$ 408,00 16%

Trizidela do Vale R$ 3.792,00 R$ 288,00 20%
Bernardo do Mearim R$ 5.571,00 R$ 280,00 25%

Igarapé Grande R$ 3.825,00 R$ 304,00 25%

São Luís Gonzaga R$ 5.613,00 R$ 249,00 42%

Lago dos Rodrigues R$ 6.341,00 R$ 287,00 23%

Lago do Junco R$ 3.915,00 R$ 233,00 43%

Joselândia R$ 3.865,00 R$ 259,00 37%

São José dos Basilios R$ 3.241,00 R$ 204,00 45%

Esperantinópolis R$ 3.308,00 R$ 279,00 32%
São Roberto R$ 2.887,00 R$ 182,00 42%
Poção de Pedras R$ 6.761,00 R$ 286,00 33%
MÉDIA GERAL R$ 274,36 32,35%

São inúmeras as observações que podem ser feitas a partir destes dados, são informações que merecem mesmo um seminário regional para debater e traçar politicas de combate à pobreza em nossa região.
São José dos Basilios, Peritoró e São Luís Gonzaga do Maranhão são os municípios com maior numero de pessoas nessa situação, quase a metade das populações destes municípios vivem em situação de pobreza ou miséria.
Pedreiras, com a menor proporção de pessoas na pobreza ou miséria e maior renda per capita não tem muito que comemorar, pois está ilhada, cercada de municípios que buscam aqui um equilíbrio e maior qualidade de serviços em geral, o que acaba sobrecarregando a cidade e não fazendo com esta situação se reflita em prol somente de sua população.
Por outro lado, o rendimento do pedreirense também é em parte proveniente dos municípios vizinhos que se abastecem do mercado de produtos e serviços que é de maior qualidade.
Se considerarmos que as populações dos municípios que apontei no quadro acima têm de acordo com o IBGE um total de 213.784 habitantes existirão hoje na região mais de 65 mil pessoas vivendo com menos de 70 reais por mês, quase uma Pedreiras e meia na miséria absoluta.
É preciso rever a politica individualista, isolada e egoísta praticada pela maioria dos prefeitos da região, é preciso inverter o foco em algumas administrações municipais, que mais se preocupam em agradar parentes e aderentes que em combater os reais problemas da cidade e da região.
É voz corrente hoje a distancia da maioria dos prefeitos de suas funções reais, delegando poderes a terceiros que não foram escolhidos por voto pela população ou mesmo abandonando totalmente a cidade com a desculpa de “correr atrás de recursos”.
Precisamos unificar toda a classe politica para combater a pobreza, e isso só será possível com a reaproximação de todos, principalmente com a população, que é a quem todos devem os seus mandatos. A maior parte dos problemas de nossas cidades pode ser resolvida por aqui mesmo, com a formação de consórcios municipais para resolver situações nas áreas de saúde, educação e até mesmo no combate a mais nova e letal ameaça que é o crack, além de outras drogas ilícitas que estão dizimando nossos jovens e suas famílias.
A matéria da Folha de são Paulo também mostra exemplos de cidades que vivem com altíssimo PIB proveniente de atividades ligadas à indústria de petróleo (dez casos), cultivo de soja ou grãos (oito) e hidrelétricas (cinco), atividades que geram muita riqueza, mas empregam pouco, derrubando por terra a estratégia nazista que utilizam no Maranhão para pregar que o caminho do desenvolvimento é através da instalação de grandes indústrias ou de exploração de riquezas como o gás e o petróleo.
O que o Maranhão precisa é identificar sua verdadeira votação em cada região do estado, disponibilizando serviços e articulando os municípios a buscarem parcerias politicas e econômicas voltadas para o fortalecimento das mesmas.
Em nossa região não preciso analisar como estamos atualmente, desde a situação politica com cada prefeito de nossa região buscando deputados estaduais e federais sem nenhum conhecimento ou comprometimento conosco, à subserviência politica da maioria dos atuais políticos com mandato que se curva ao Governo do Estado e Federal calando-se com relação a problemas que estão se perpetuando e sendo utilizados só como barganha politica em época de eleição, ou outros que estão parados, como as estradas de Pedreiras a Joselândia e o caso da agua em Trizidela do Vale, que foram deixados pelo saudoso Governador Jackson Lago e estão sendo usados para humilhar nosso povo que vai ter que sofrer muito ainda antes de ter a solução definitiva dos mesmos, tudo sobre o cumplice silêncio de quem foi eleito para defendê-los. Se esses políticos tratam assim obras visíveis, imaginem com relação a um problema como a pobreza e a miséria.
É triste ver algumas cidades sendo comandadas por quem não teve um voto sequer ou mesmo a deriva, sem ninguém a comandar seus destinos devido às ausências de prefeitos ou de vereadores. Pode servir a quem quiser essa desculpa de “correr atrás de recursos”, mas é difícil acreditar que quem não consegue se articular com o vizinho vai poder um dia se articular com alguém na capital do estado ou do país.
É preciso combater a pobreza, a pobreza que assola nossa gente e a pobreza de espirito público.