sexta-feira, 11 de março de 2011

Greve dos professores da rede estadual entra no 11º dia

Os professores da rede pública do Maranhão continuam em greve por tempo indeterminado. As aulas na rede estadual de ensino estão paradas desde o dia 1º de março.

Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) reafirmou a continuidade da greve.

Ainda na nota, a classe critica a campanha de mídia desenvolvida pelo governo que segundo os professores, “tenta jogar a opinião pública contra os profissionais da educação”.

A paralisação tem o objetivo de pressionar o governo para a aprovação e implantação do Estatuto do Educador, em negociação desde 2009.

Ainda de acordo com a nota, muitas escolas começaram as aulas sem terem carteiras para os alunos sentarem.

Em nota, o Estado através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), afirmou que é compromisso do governo implantar ainda este ano o Estatuto do Educador, contemplando, inclusive, a revisão salarial da categoria

O governo garante ainda que qualquer concessão a mais seria um ato de irresponsabilidade e que foi até o limite do que é legal e do que é possível honrar.

REIVINDICAÇÕES

Ainda segundo o sindicato, logo após a aprovação de greve pelos trabalhadores em São Luis, o governo reuniu com os dirigentes sindicais que encabeçam o movimento e apresentou uma nova proposta oferecendo 10%, a partir de 1º de outubro deste ano, além do envio da proposta do Estatuto do Educador à Assembléia Legislativa.

A alegação para tal porcentagem, de acordo com a equipe governamental, é a falta de recurso suficiente para a implantação imediata de toda a tabela apresentada pelo Sindicato. O governo estima em R$ 200 milhões o valor necessário para iniciar a implantação do Estatuto.

A categoria, no entanto, propôs a recomposição salarial como parte da implantação da tabela, a partir de 1º de março. Além disso, a direção quer o contingenciamento de recursos de outras áreas para contemplar as necessidades da Educação.

Nesta sexta-feira (11), os professores farão visitas às escolas e às empresas de comunicação, além de uma reunião à tarde com funcionários das próprias escolas. Na terça-feira (15), à tarde terá uma passeata

2 comentários:

  1. ADORARIA QUE ESTAS AULAS ESTIVESSE LOGO INICIL POIS ISSO QUEM PEDE SOMO NOS ALUNO .JA ESTAMOS COMO MUITO TEMPO ATRSADO AINDA MAIS COM ESSA GREVE GERAL MINHA QUERIDA GOVERNADORA ROSEANA SANEY DESSE JEITO NAO DA ENTRE EM ACOSDO COM OS PROFESSORES LEMBRE VC TAMBEM JA FOI ESTUDANTE E QUANDO FICAVA SEM AULA UM DIA VC ACHAVA MUITO RUIM .LEMBRE DOS POBRES ALUNOS DE PIRAPEMAS QUE ESTAO PARADOS .

    ResponderExcluir
  2. LUIS EDUARDO DE PIRAPEMAS JA ESTAMOS PARADOS FAZ UM BOM TEMPO POIS TEMOS QUE AJUDA OS PROFESSORES A GANHA ESTE PEQUENO AUMENTO POIS ELES TB PRECISAM .NAO PODEMOS PASSA MUITO FICA DE BRAÇOS CRUZSADOS VENDO OS COIITADOS PROFESSORES LUTANDO SOZINHO POR NOS (ACORDA PIRAPEMAS NAO IREMOS ELEGE ESTE TIPO DE PESSOA QUE ESTA NO GOVERNO)TEMOS QUE ABRI OS OLHOS .

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!