quarta-feira, 8 de setembro de 2010

VAMOS TODOS VOTAR CONTRA A OLIGARQUIA


O Maranhão, estado localizado na região Nordeste, tem 6.367.138 habitantes. É o quarto estado mais rico em Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste, mas com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Um dos estados mais pobres do Brasil, tem sido governado sistematicamente por estruturas oligárquicas que, com o apoio do poder federal, vêm mantendo a região em uma situação de atraso, dependência e curral eleitoral. Os últimos 60 anos de vida política no Maranhão foram marcados por duas dinastias: a de Vitorino Freire (1945 a 1965) – que desenvolveu relações patrimonialistas – e a de José Sarney (1966 aos dias atuais), que exerce o mandonismo local. É a mais antiga oligarquia do Brasil no poder.

Observando-se outros estados do Nordeste temos: a Bahia, que se livrou da sua oligarquia e agora avança com o governo democrático de Jacques Wagner (PT); Pernambuco, que vai para o segundo mandato do governador Eduardo Campos (PSB); Ceára, com o governador Cid Gomes (PSB) indo para seu segundo mandato; Sergipe, onde se tem o governador petista Marcelo Deda (PT) também indo para o segundo mandato; Piauí, com o bancário Wellington Dias (PT), depois de cumprir metade de sua segunda gestão de governador, se afastou para concorrer a uma vaga no senado, assumindo seu vice Wilson Martins (PSB); no Rio Grande do Norte, governado pelo empresário Iberê Ferreira (PSB); Alagoas, apesar de ser terra de atuação política da oligarquia dos Mello (Fernando Collor), mas cujo governo é exercido por Teotônio Vilela Filho (PSDB).

Enfim, somente o Maranhão é governado por uma oligarquia, onde a governadora é Roseana Sarney Murad (PMDB), que assumiu no dia 17 de abril de 2009, o terceiro mandato, depois da cassação pelo TSE do governador Jackson Lago (PDT), por meio de um processo muito questionado pelas oposições e juristas conceituados, como o ex-presidente e ministro do STF Francisco Rezek e Edson Vidigal, ex-presidente do STJ.

Pode-se verificar que só no Estado do Maranhão vive ainda sobre o poder oligarca ou dinástico, como conceitua a professora Maria de Fátima da Costa Gonçalves (UFMA) em sua tese de doutorado “A INVENÇÃO DE UMA RAINHA DE ESPADA: ritualizações e embaraços na dinâmica política do Maranhão Dinástico.

Nota-se que dos nove estados nordestinos, oito são governados por partidos com tradição progressista e/ou democrática (PT, PSB, PDT, PSDB) e somente o Maranhão destoa dessa situação. É governado pelo PMDB de José Sarney e Roseana Sarney Murad, antes filiada do PFL/DEM.

Nesse sentido, só mudando a política e superando a gestão do Estado controlado por um pequeno grupo no comando do poder pode-se pensar em um desenvolvimento com distribuição de renda. O Maranhão ainda é hegemonizado pelo grupo do Senador Sarney. Daí a causa de apresentar os piores índices de desenvolvimento humano. Para começar a mudar essa situação só por meio da política, e você com o seu voto livre tem esse poder.

Dessa forma, pode-se iniciar um processo de mudança tão almejado por muitos maranhenses. É preciso não ter medo, tem-se que acreditar na esperança, no futuro de um Maranhão livre da prática oligarca e patrimonialista, tem-se que acreditar na construção de um Estado com prosperidade e para todo o seu povo. A luta hoje deve ser pela democracia; com igualdade, justiça e liberdade. Não se pode deixar o voto ser privatizado, comprado, comercializado e nem que a política seja um espetáculo ou espaço de poucos.

Nesta eleição é preciso que todos os lutadores sociais por um mundo melhor, observe que sem prática de gestão republicana no Maranhão não pode haver desenvolvimento com sustentabilidade. Não é possível mais o Maranhão ser tratado como se fosse fazenda, curral ou quintal de uma família.

O Estado com a principal organização da sociedade mesmo no regime capitalista, não pode ser patrimônio de um único grupo. Deve-se lutar para reafirmar a pluralidade e democratizá-la a política no Maranhão, com a participação de todos.

Por isso, na eleição do dia 3 de outubro de 2010, VAMOS TODOS VOTAR CONTRA A OLIGARQUIA!

* Silvio Bembem é Administrador, Especialista em Sociologia das Interpretações do Maranhão (UEMA) e Servidor Público Federal, Ex-Secretário Adjunto de Estado da Igualdade Racial (2007-2009), bolsista do Programa Internacional de Pós-Graduação da Fundação Ford e Dirigente do PT/MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!!!