quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Chuvas ameaçam 82 municípios do Maranhão


Para evitar tragédias, membros do Governo estadual criam comitê de crise para organizar ações de prevenção em municípios sujeitos a enchentes.

São 82 os municípios em situação de risco devido às chuvas previstas para este ano no Maranhão. A maioria destas cidades está localizada nas regiões dos Lençóis, no Centro-norte do estado e na Baixada Maranhense. As informações são da Secretaria Estadual de Segurança Pública, através da Defesa Civil Estadual. O levantamento preciso das áreas de risco será apresentado na próxima sexta-feira (21), às 14h, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque. Na ocasião, vão estar presentes os membros do Comitê de Crise formado para criar o “Plano Emergencial de Ações Preventivas” a possíveis enchentes e deslizamentos, além dos prefeitos das cidades potencialmente afetadas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê para 2011 chuvas intensas nas regiões Norte e Nordeste do país. Março e Abril prometem ser os meses mais chuvosos no estado de acordo com a previsão meteorológica. Segundo o secretário estadual de Segurança, Aluisio Mendes, o governo estadual gastou R$ 12 milhões para reverter os desastres causados pelas chuvas em 2009. Em virtude de cenário tão pouco favorável, o governo estadual resolveu criar um Comitê de Crise para lidar com possíveis problemas gerados pelo período chuvoso este ano no Maranhão. A primeira reunião foi ontem por volta das 16h, no Palácio Henrique de La Rocque.
Foram deliberadas quais secretarias e parceiros serão estratégicas para medidas emergenciais – tais como Educação, na oferta de escolas para servirem de abrigos, e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema), para contribuir com boletins meteorológicos. As principais competências de cada setor do governo foram esboçadas. Entretanto, o Plano de Ações Preventivas deverá ser montado a partir do encontro da próxima sexta, tomando por base o mapeamento das áreas de risco. Nessa reunião, os secretários envolvidos no comitê vão apresentar cada um o seu planejamento relativo às áreas de atuação.

No encontro de ontem, alguns pontos críticos foram expostos. Aluisio Mendes atentou para a falta de materiais em estoque, como barracas, colchões e alimentos não perecíveis. “Nós não temos esses materiais necessários para o primeiro atendimento das vítimas, e a chuva começa na semana que vem”, falou. A secretária estadual de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Conceição Andrade salientou a importância de envolver os prefeitos das cidades afetadas, além da Defesa Civil Municipal e Assembleia Legislativa desses municípios. Mendes acrescentou que as equipes municipais foram treinadas e estão aptas a responder em situação de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!!!