quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Diarreia causa inúmeras vitimas em São Mateus do Maranhão.

A diarreia já esta causado inúmeras vitimas na cidade, entre elas crianças e idosos. A secretaria de Saúde, Agentes Comunitário e o Programa Saúde da Família deveria agir urgentemente. Especulasse que a doença seja causada por um rotavitus, ou algo parecido. Todavia principalmente, à falta de saneamento básico adequado faz com que essa e outras doenças prejudiquem a saúde de nosso povo, crianças e idosos são os mais prejudicados. A CAEMA, tem o pior tratamento de agua do pais, o Ministério Publico deve fiscalizar a qualidade da agua da caema urgentemente.
O saneamento básico compreende o tratamento de esgoto, a coleta e disposição do lixo, a manutenção das aguas, dentre outros fatores que, em São Mateus do Maranhão, são precários ou mesmo inexiste.
Mas o saneamento básico implica em muito mais itens:
  • Tratamento do esgoto;
  • Tratamento da água;
  • Coleta e disposição do lixo;
  • A manutenção de galerias pluviais e galerias de esgoto;
  • O controle de pragas urbanas.
Dessa forma, podemos dizer que o saneamento básico possui uma estreita relação com o sistema de saúde. Por conseguinte, se o saneamento básico vai mal, a saúde pública piora. Mas se o saneamento básico é bom, a saúde pública .
Do saneamento básico depende a saúde. Da saúde, depende a educação e o trabalho num país. Se as pessoas tem saúde, trabalham e estudam bem, o país progride e atrai mais investimentos e, assim por diante. É uma bola de neve do bem.
Mas por enquanto, temos essa essas infelizes realidades que não nos é muito favorável: Precisamos nos esforçar mais para mudar isso.

Um comentário:

  1. certamente, e vergonhoso andar pelas ruas de sao mateus e ter que "pular" por cima de esgotos a ceu aberto...providencias devem ser tomadas com a maxima urgencia...o povo deveria se organizar e cobrar solucoes dos orgaos competentes...

    ResponderExcluir

Comente aqui!!!